terça-feira, 4 de abril de 2017

Tableau: Criação de música generativa com sensores do Sense HAT e Raspberry Pi 2


Música generativa (termo criado por Brian Eno) é a música criada por sistemas de forma imprevisível. Existem diversos softwares tanto para PC quanto para smartphones que visam criar essas formas de música.

Giorgio Sancristoforo é um famoso criador de música eletrônica e criador do Tableau. Ele se aproveitou dos sensores de pressão, umidade, magnético e temperatura do Sense HAT para sua criação. Diz ele que já sonhava há um bom tempo em criar um álbum desse tipo de música com micro computadores.



O conjunto Tableau com as placas irá ser lançado em um futuro breve, serão 50 unidades limitadas. Um detalhe é que não haverá mp3 ou algo do tipo incluso, você ouvirá a música sendo criada em tempo real com os sensores, portanto nunca soando da mesma forma devido a imprevisibilidade dos dados. Não haverá a necessidade de periféricos, bastará plugar o cabo de áudio e energia que o sistema já iniciará a reprodução.

Fontes:
https://www.raspberrypi.org/blog/tableau-generative-music-album/
http://www.giorgiosancristoforo.net/2016/01/22/tableau-generative-album-soon-for-sale/

Um comentário:

  1. Quer comprar este íngreme coisa? Eu sei como ela pode ganhar! Eu trabalho em casa, faço apostas em esportes e recebendo, então, os ganhos, se você quiser também, então eu recomendo que você experimentá aqui: https://fscore.br.com aprender a analisar equipe de esportes.

    ResponderExcluir