sábado, 8 de fevereiro de 2014

O Raspberry Pi não funciona ou parou de funcionar, o que fazer?

Se você acabou de comprar seu Raspberry Pi e por alguma razão ele não funciona, você pode fazer diversas verificações antes de mandar para garantia. Apesar de serem testados e do controle de qualidade das fábricas, existem chances, mesmo que pequenas, de que você adquira um Raspberry Pi defeituoso. E claro, alguns tem problemas pós utilização que aparecem no decorrer do uso, esses que podem até não ser do Raspberry Pi em si, mas de fontes, cartões, etc.

O Raspberry Pi não contém nenhum tipo de software embutido como a BIOS que estamos acostumados em nossos PCs, ou seja, diferente de um PC comum o Raspberry Pi de modo geral¹ não pode iniciar boot sem acessar seu modo de armazenamento principal, o cartão sd. Colocando isso em mente, você verá que o video por exemplo, não poderá ser inicializado na situação em que não seja possível a leitura do cartão. Ironicamente é a GPU que faz a leitura do bootloader/firmware no cartão.

Atualização: No Raspberry Pi B+, caso as portas USB e ethernet não estejam funcionando, é necessário utilizar a última versão do Raspbian ou outros sistemas.

Antes de mais nada, jamais tente qualquer modificação no hardware para tentar contornar problemas, se nada der certo, acione a garantia! Se você se preocupa com isso faça como eu disse no post A saga de comprar um Raspberry Pi no Brasil e compre com nota fiscal.

Você está fazendo isso errado
Você está fazendo isso errado

Sem uma razoável fonte de energia, com tensão e correntes apropriadas, naturalmente que seu Raspberry Pi não irá funcionar corretamente, então primeiramente o que se deve fazer é trivial, testar com outra fonte.
Lembre-se que a fonte recomendável oficialmente para o modelo B é de no mínimo 700mA.
Levando em conta que o problema pode ser algum dispositivo USB consumindo corrente demais, antes de ligar a placa desconecte qualquer dispositivo USB que tenha conectado e deixe somente cartão e monitor conectados.

Caso ao ligar a placa ela prossiga com o boot, o primeiro a se fazer é verificar quanto consomem os dispositivos USB usados, como dito no post Extensão USB com fonte para Raspberry Pi o Modelo B revisão 1.0 tem um limite de 100mA por porta, a revisão 2.0 apesar de ter retirado esse limite(com a retirada dos polyfuses que ligavam ao USB) ainda existe um polyfuse geral de 750mA, então você pode e vai ter problemas ao conectar dispositivos que consomem muita corrente, HDs externos nem pensar. Mas se os seus dispositivos estão dentro da margem e mesmo assim ao liga-los o Raspberry Pi não está dando boot ou apresenta outros problemas, teste com outra fonte.

Se houver energia, o led PWR vermelho sempre permanece ligado, mas não é indicação de que a placa está normal ou a fonte está dando conta do recado.

Se você é um usuário mais hardcore e tem um multímetro, teste a tensão entre os pontos TP1 e TP2 ilustrados abaixo, mas tome cuidado para não encostar ao mesmo tempo em outros contatos e seu Raspberry Pi virar pastel.

Atualização: No Raspberry Pi B+ caso a fonte estiver fornecendo menos de 4.63V, o LED power irá piscar ou se desligará, que facilitará identificar problemas.

TP1 e TP2
TP1 e TP2

Para o correto funcionamento de toda a placa a tensão medida deve estar entre 4.75V e 5.25V.  A placa pode funcionar com menos de 4,75V ? Pode, na teoria ela daria boot com até 4.40V² entretanto o USB que depende da linha 5v ficaria inutilizado. É bom ficar atento também que existem fontes que apesar de marcarem certa potência, não a conseguem entregar, outras até conseguem, mas esquentam mais do que o necessário.


Um dos problemas que já tive pós uso em que o Raspberry Pi não inicializava era o mal contato no encaixe do cartão sd, no meu caso além de não dar boot o led ACT ficava aceso de modo quase imperceptível, no entanto ao retirar e colocar uma ou mais vezes o boot retornava ao normal.


Slot do cartão SD
Slot do cartão SD

Além dos contatos normais que o cartão se conecta existe também o trigger do slot sd, os dois contatos que se juntam quando inserido o cartão, demonstrado acima. Mas ao contrário do que alguns podem pensar, o sistema consegue dar boot mesmo com esse trigger aberto, então não é um problema a se preocupar.

Para reduzir custos o slot sd é feito principalmente de plástico e existem casos de ruptura, o que pode ser a causa também do mal contato, analize bem se não existem partes plásticas rompidas e também o estado dos pinos de cobre.

Outro caso se trata de adaptadores para cartões MicroSD rompidos, esse é um caso de um adaptador meu que está nesse estado:


Adaptador MicroSD
Adaptador MicroSD


Se o cartão sd que você está utilizando nunca deu boot, é bom
dar uma olhada na lista de cartões compatíveis.

Se até agora tudo está aparentemente certo você pode tentar reinstalar o sistema ( sempre utilize as últimas versões ) no cartão, testar outro cartão sd ou testar outro gravador de cartões se possível.

No processo de boot, enquanto o cartão sd está sendo lido, o led ACT vai  piscar em um padrão irregular, caso contrário isso pode indicar alguns erros que podem revelar problemas com seu cartão sd, a imagem do sistema que baixou ou o gravador de cartões.

Com os firmwares atuais, esses erros são conhecidos pelo seguinte:

Ao piscar 3 vezes, isso indica que o arquivo loader.bin não foi encontrado;
4 vezes indica que o loader.bin apesar de ter sido encontrado não pode ser carregado de forma correta, ou seja, está corrompido.
5 vezes o arquivo start.elf não foi encontrado.
6 vezes o arquivo start.elf foi encontrado mas está corrompido.
7 vezes o arquivo kernel.img, kernel do sistema operacional, não foi encontrado.


Identificando se de alguma forma o polyfuse entrou em ação

 

A principal causa para isso acontecer é a utilização de dispositivos USB que consumam muita corrente, ultrapassando o limite imposto pela proteção.
Remova qualquer tipo de dispositivo da sua placa, inclusive o cartão sd, ligue a placa e usando a escala de tensão, coloque as pontas de prova no TP2( GND ) e no contato do polyfuse perto da base da placa, que se encontra perto do slot sd.


Polyfuse
Polyfuse

A tensão medida será a tensão que vem diretamente da fonte, faça o teste também na saída do polyfuse, à esquerda na foto. No teste que acabo de fazer as minhas tensões deram na ordem, 4,98V e 4,96V. Se o componente estiver em seu estado normal, a diferença de tensão na entrada e saída devem ser pequenas, no meu caso foi de 0,02V.

Caso o valor tenha grande diferença é bem possível que o componente tenha entrado em ação, o que se deve fazer então é esperar, alguns minutos/horas até que o polyfuse se recupere e testar novamente.

Conclusão e considerações finais


Apesar dos breves problemas que apresentei, sabemos que se tratando de eletrônicos muita coisa pode acontecer, portanto diversos problemas não relatados também podem causar o mau funcionamento de sua placa. Caso nada tenha funcionado mande a placa para garantia.

Fazer o desligamento correto do seu sistema também é essencial para prevenir possíveis problemas no sistema de arquivos e ou cartão, ao desligar o sistema fique atento e não retire o plug de energia até que termine o processo.


[1] Como dito no post MicroSD falso em 5 gramas de frustração existe a possibilidade de se dar boot em um Raspberry Pi via usb.
[2] O regulador de 5V para 3.3V contem a tolerância de diferença de tensão miníma( dropout voltage ) de 1.1V para manter a saída.

Referências:
http://www.raspberrypi.org/phpBB3/viewtopic.php?f=28&t=58151
http://elinux.org/R-Pi_Troubleshooting
http://pdf.dzsc.com/SE8/SE8117.pdf


Está gostando do blog? Ajude-nos a divulgar e curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter.


47 comentários:

  1. Ótimo artigo.

    No caso de corrupção do sistema de arquivos, você pode modificar o Raspbian para corrigir os problemas automaticamente a todo o boot do sistema.
    Para isso basta colocar a opção FSCKFIX=yes no arquivo /etc/defaukt/rcS

    ResponderExcluir
  2. Tenho dois Rpi, e um deles começou a apresentar um comportamento estranho. Após o boot, tanto ligado à TV, quanto sem o HDMI conectado, após 3 a 5 minutos o acesso SSH congelava, a interface não respondia mais a ping e o Rpi não respondia até ser desligado e ligado a alimentação. Mesmo assim, após o reboot forçado, voltava a acontecer o mesmo relatado acima.
    Fiz vários testes afim de descobrir a razão do problema, e fiz várias ajustes recomendados em vários foruns de rpi existentes na internet. Entre os testes que fiz, trocar fonte de alimentação e também ligar na porta USB da TV, trocar cartão de memória (comprei um novo) class 10 de outro fabricante, reinstalei o raspbian, archlinux, openelec e xmbc. Nada disso teve efeito. Todos apresentavam o mesmo problema.
    No final, parti para uma solução clássica em oficinas de eletrônica. Peguei uma escova de dentes velha e um tubo de alcool isopropílico e dei um banho nos dois lados da placa do RPI esfregando cada centímetro com a escova. Também deixei a plaquinha banhada por uns 5 minutos. Depois, deixei secando no sol durante umas 2 horas e por fim soprei com secador de cabelo por uns 5 minutos.
    No teste final, reinstalei o XMBC no cartão novo, e liguei o RPI na mesma fonte que eu já usava pra ele. Resolvido, e o meu XMBC está com 10 dias de uptime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica, certamente alguma sujeira estava atrapalhando, já fiz algo parecido em algumas placas(sem ser o rpi).
      []s

      Excluir
  3. boa noite
    meu Pi não conecta a lan, estava funcionando e parou, já meida as tensão entre tp1 e tp2 e tem 5V.
    estou alimentando pelo usb.
    tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os leds FDX ou LNK acendem? Algum dispositivo usb( teclado mouse, qualquer um ) funciona? Digo isso pois o chip que controla a porta lan é o mesmo da usb. Teste com outro cabo caso ainda não tenha feito, se os leds estiverem apagados, isso também pode indicar problemas com o driver, pois eles só acendem após o driver lan estar carregado, se for o caso, veja com o comando "dmesg|grep smsc" se o dispositivo foi reconhecido. Problemas do tipo não parecem ser tão comuns, mas já vi até um caso em que o cristal que é ligado ao chip não estava funcionando corretamente e voltou a funcionar no outro dia.

      Excluir
  4. Bom dia! Ótima postagem!
    Acabei de comprar um raspiberry pi b+ e ele veio com um fonte de 1A apenas. Ao tentar ligar no cabo áudio/vídeo do meu projetor (que não tem hdmi) ele ficava desfocado. Ainda não teste no hdmi e estava usando apenas um teclado. Será que o teclado está pesado demais para a amperagem fornecida pela fonte?
    Fico no aguardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho difícil ser problema de fonte nesse caso, eu já tive problemas parecidos utilizando resoluções erradas. Tente alterar o padrão de transmissão com sdtv_mode no /boot/config.txt como descrito em http://elinux.org/RPiconfig

      Excluir
  5. Meu raspberry está marcando 1,4v no tp1 e tp2. o led vermelho não acendia , depois de um tempo acendeu fraco e piscando muito rápido. Já testei outras fontes. Sera que queimou? tem conserto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, chegou a fazer o teste do polyfuse? Você fez algo diferente e após isso começou a dar esse problema?

      Excluir
  6. Boa noite.

    Necessito de ajuda.

    Acabei de comprar um raspberry veio com cartão de memoria de 8gb mas o problema e que o aparelho liga corre as linhas iniciais e depois o ecrã fica negro e não se vê mais nada.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder, você já tentou regravar o sistema? Tentou utilizar outra fonte?

      Excluir
  7. Recentemente por causa de uma queda de energia o HDMI do meu B+ parou de funcionar. O sistema é carregado normalmente mas não dá nenhum sinal para a tv.
    Já tentei alterar o arquivo config.txt com os seguintes comandos:
    hdmi_force_hotplug=1
    hdmi_drive=2
    config_hdmi_boost=7
    Porém sem sucesso. Também utilzei outros comandos mas nenhum deles faz com que a placa envie sinal de video para a tv.

    Alguma outra dica? Existe alguma forma de dar um "hard reset" no Pi?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, desculpe a demora. Que eu saiba não existe forma de dar um hard reset no Pi, o que pode ter acontecido é realmente danificado algum componente. Já tentou regravar o sistema? Pois quando há queda de energia pode haver corrompimento dos dados.

      Excluir
    2. Olá tenho uma placa com esse msm problema, mais quando eu testo o cartão em outra placa funciona normalmente, significa que não é no sistema seja na placa msm

      Excluir
  8. olá... comprei meu raspberry B+ e mais um cartao micro SDHC 32gb classe 10 no Aliexpress , coloquei a imagem do sistema como eh mostrado no site do PI. quando eu iniciava ele não dava video e os led's verde e vermelho ficavam acesos sem piscar... resolvi testar o cartao SD, e pra minha surpresa ao inves dele ter 32 GB, na verdade ele tinha 56 MB :( de espaço. nisso ja percebi q eu tava ligando sem sistema e seria impossivel ele dar video, mas ainda tenho uma pergunta: eh normal os led's ficarem acesos direto??? oq isso quer dizer???? help me!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, o led verde aceso direto *geralmente* indica algum problema com o cartão SD seja erro de leitura, mal contato, etc. O vermelho é o led que indica que há energia na placa, esse realmente fica ligado direto. O que sempre recomendo aqui no blog e outros lugares é de sempre comprar cartões SD originais ( de preferência sandisk ) em fornecedores indicados pelo próprio fabricante (geralmente existe uma lista no site deles), eu também já tive problemas com cartões como pode ser visto nesse post. Quanto ao armazenamento do seu cartão, você verificou esses dados onde? Pergunto pois a partição /boot realmente tem pouco espaço.

      Excluir
    2. eu vi no windows msm, logo apos preparar com o sistema PI. penso q foi a formatação q tirou a maquiagem dele, pq antes aparecia capacidade de 32GB, agora 56 MG. entao se eu ligar o RaspBerry sem cartao o led verde vai ficar aceso direto por erro de leitura??

      Excluir
    3. No windows, após gravar a imagem do sistema no cartão, irá aparecer somente a partição de boot (que realmente é pequena) que é em FAT, a partição principal não aparecerá pois utiliza um sistema de arquivos que o windows não sabe ler. Para você realmente ver o tamanho total do cartão é necessário ir com botão direito no meu computador->gerenciar->disco. Quanto ao LED, sim, caso ligue sem o cartão o led verde permanecerá aceso.

      Excluir
  9. realmente o cartão eh 32 Gb, olhei no gerenciador e confirmei o tamanho.

    ai me surge outra duvida... sera q por ele ter 32 Gb eh q da o erro na leitura?
    coloquei um outro cartao de 4 Gb e o led verde ta piscando, processando os dados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartões de 32GB são suportados. Existe uma lista de cartões já testados http://elinux.org/RPi_SD_cards, entretanto como seu cartão foi importado da ali, existe a possibilidade dele ser falso, no caso essa lista não serviria como comparação de modelos. Não estou dizendo que cartões falsos não irão dar boot, eu mesmo tenho um aqui funcionando ainda, tanto originais como falsos podem dar problema ou não funcionar no rpi, mas com os falsos as chances são maiores claro. Já tentou regravar o sistema em todo caso?

      Excluir
  10. Boa noite, tenho um PI 2 que esta me dando a seguinte mensagem, INCAPAZ DE CONECTAR AO SERVIDOR REMOTO quando vou por exemplo atualizar a biblioteca, ou usar o Couchpotato. Tenho um HD nele mas tem fonte própria, isso acontece tanto wifi ou a cabo e na informação do sistema consta como conectado, vc teria condições de me ajudar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, eu tenho um raspberry pi B e a conexão rca ( conexão amarela de video) não está dando video o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o cabo está bom, você pode tentar forçar via software algum modo, no arquivo /boot/config.txt colocando sdtv_mode=numero, onde numero vai de 0 à 3.

      Excluir
  12. Ola amigo o meu fica com a luz vermelha ligada direta , mesmo com o cartão nele e com imagem gravada , será que esta queimado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não chega a aparecer nada na tela? Ja tentou tentar outra fonte ou regravar a imagem?

      Excluir
  13. Olá, meu Raspberry funciona na TV, com cabo HDMI. Mas quando ponho a tela que comprei pra ele, ela acende, mas não aparece nenhuma imagem. Sabe o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  14. Eu já não sei mais o que fazer.
    Tenho 2 RPi2. Um deles ta 100% ok. O outro não da boot (fica com os leds vermelho e verde acessos constantemente).
    O teste definitivo que fez foi usar o SD e a fonte do que está funcionando no outro, porém ele continua não dando boot.
    Cheguei a tentar levantar um pouco os contatos do slot SD, mas não resolveu, continua com os 2 leds acessos.
    Tem + algo que posso testar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já fiz uma limpeza geral com álcool isopropílico. Sequei com secador de cabelo e deixei 1 dia parado por garantia.

      Excluir
  15. Meu raspberry 3 começou há alguns dias ficar o vídeo pisacando a cada segundo. O que pode estar acontecendo?
    Já troquei de cartão, de fonte, mas o problema continua. Preciso da ajuda fe vocês.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde;
    Tenho um raspberry 3 ele parou de funcionar os USBs onde encaixam os controles.
    alguém sabe o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  17. Estou com problemas nos controles , os raspberry liga, normal, os controles ligam porém, nenhum botão funciona, alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Boas Tardes
    Eu tenho um Raspberry Pi 3b +

    Ele tava a Funcionar mas depois de alguns boots ele deixou de funcionar.

    Ele fica so com o led vermelho sempre aceso e led verde não acende

    ResponderExcluir
  19. Pessoal estou com problemas.no meu raspberry pi3, o mesmo funcionava normalmente e agora tento ligar e fica somente com o led vermelho aceso! O que fazer pra solucionar isso? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu resolver? o meu esta assim, estava funcionando e depois de um boot parou tudo. Ja reinstalei e nada.

      Excluir
  20. Ola, meu raspbarry pi 3, tem o sistema do recalbox nele, baixei um tema pro menu iniciar dos jogos e não funcionou (ele abriu mas não funcionou), então eu excluí o tema da pasta e reiniciei o raspberry pi. O problema é q ele não entra mais no menu de jogos. Alguém pode ajudar??

    ResponderExcluir
  21. tenho o rpi3b+ e ele nao se conecta ao wifi de jeito nenhum! os principais tutoriais na internet nao tive resultados!

    ResponderExcluir
  22. Eu possuo um raspberry pi 2 com o sistema hassio instalado e ele estava funcionando normalmente, aí eu baixei uma versão mais nova do hassio e instalei novamente e agora quando ligo fica ligado apenas o led amarelo sem piscar, o que será que pode ser?

    ResponderExcluir
  23. tenho um Rpi b+ que quando ligo ele na fonte acende o led vermelho e o verde porém os dois ficam acesos o tempo todo e não dá boot. O que pode ser isso? ja tentei instalar alguns sistemas diferente porém o bicho não quer pegar. Não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, a todos
    comprei uma raspberry pi 3 , e funcionava numa boa ,do nada parou de reconhecer as portas USB ,usava ela para emular games no recallbox ,uso uma fonte 5 volts, 2,5 amperes ,mas aparece o raio amarelo no canto direito superior da tela ,ela liga faz o boot pelo cartão micro sd que é de 32 gb classe 10 original Kingston, oque pode ser este problema ,obs. : uso a placa na velocidade normal ou seja sem Overclock.

    ResponderExcluir
  25. Luego intente comenzar a ganar ganancias adicionales. Lo hago aquí en esta casa de apuestas. https://fscore.es, ya que es un lugar privado y confiable, ya que nunca me engañó

    ResponderExcluir
  26. Fera! Fui adicionar um cooler na minha Raspberry pi 3 b , na gpio gnd e 3.3v, porem , so pra testar o cooler, liguei ela na fonte porem sem o cartao sd, vi que o cooler ligou bonitinho, porem ao colocar o sd com recalbox instalado, vi que nenhuma entrada USB estava funcionando! Será que fiz alguma coisa que acabou por queimar as saidas USB? Obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, tenho um rapsberry pi3 e ele pediu para atualizar, depois que fiz o upgrade ele simplesmente reiniciou e não abre mais o sistema, fica em tela preta. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  28. Durante a pandemia, tirei o RASPBERRYPI da gaveta. comprei o 1 B+ (512) em 2012 e funcionava. agora só acende a led vermelha do PWR. o ACT nem pisca, nem acende. O PWR começou a piscar depois que conectei a porta USB em um HUB USB alimentado. suspeito que a entrada do Power não esteja entrando carga.
    já teste com 2 cabos usb, 2 carregadores de celular, 3 cartões SD. Já usei um dogle USB conectado ao notebook para garantir que iria escrever SD HC. usei SD formatter, Etcher, varias distribuições, etc.
    O que pode ser Rodolfo? acredita em imagem ou cartão, ou a placa pode estar realmente com problema?
    tentei seguir as orientações deste link sem sucesso: https://www.element14.com/community/thread/27659/l/my-lovely-raspberrypi-is-dead?displayFullThread=true Suspeita de mal contato dos conectores do sd card...



    Agradeço antecipadamente o apoio

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, alguem pode me ajudar? Meu raspiberry pi 0 estava funcionando normalmente, desliguei ele pra adicionar mais alguns jogos no sd e qnd retornei ele não ligou mais! a luzinha dele nem tá acendendo como normalmente fazia! Por favor, agradeço quem me responder!

    ResponderExcluir
  30. Eu deixei uma ferramenta cair nos pinos e deu uma faísca aí não liga mais meu raspyberry

    ResponderExcluir
  31. Meu raspbery pi 3b não acende nem o led vermelho, já estou indo testei o polyfuse e tá ok

    ResponderExcluir