sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Broadcom libera toda documentação e código da stack gráfica do VideoCore IV

Mais um ganho para a comunidade, a Broadcom liberou toda documentação e código da stack gráfica do VideoCore IV na licença BSD de 3 cláusulas.

É fato que todo SoC equipado com o núcleo gráfico VideoCore IV necessita de um blob binário pra se comunicar com o hardware, assim como o SoC utilizado no Raspberry Pi e alguns smartphones. E apesar de já existir a parte referente a userland em código aberto ele precisava se comunicar com esse blob para acessar o hardware.

A falta de um driver verdadeiramente opensource e sua documentação como sempre atrapalhavam a resolução de problemas e possíveis bugs na implementação.

A liberação do fonte é baseada no chip BCM21553, mas que deve ser relativamente fácil portar para outros chips.

Como incentivo a Fundação Raspberry Pi estará dando um prêmio de $10000 ( dez mil dólares ) para a primeira pessoa que demonstrar a eles um gameplay jogável de Quake III em bons frames por segundo no Raspberry Pi utilizando esses drivers abertos. A competição vale para o mundo todo e você pode encontrar as regras aqui.

Apesar de tudo ainda há certas partes do chip BCM2835 em que se é necessário utilizar blobs. Mas creio que a comunidade continuará pressionando e futuramente podem liberar todo restante.

Documentação: http://www.broadcom.com/docs/support/videocore/VideoCoreIV-AG100-R.pdf

Código fonte: http://www.broadcom.com/docs/support/videocore/Brcm_Android_ICS_Graphics_Stack.tar.gz

Referências:
http://www.raspberrypi.org/archives/6299
http://blog.broadcom.com/chip-design/android-for-all-broadcom-gives-developers-keys-to-the-videocore-kingdom/


Está gostando do blog? Ajude-nos a divulgar e compartilhe, curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário