segunda-feira, 10 de abril de 2017

Speaker pHAT: Expansão para Raspberry Pi Zero traz alto falante de 2W e VU meter

Speaker pHAT

A Speaker pHAT é uma expansão para Raspberry Pi Zero com DAC, amplificador mono e VU meter de 10 leds. Ela traz consigo um alto falante de 2W que é parafusado na parte de baixo. A placa vem em formato de kit sendo necessário soldar tanto o header de 40 pinos quanto os do alto falante. O Raspberry Pi Zero já tem que estar com o header macho também soldado para o encaixe.


Especificações


- DAC/AMP mono de 3.2W (MAX98357A)
- Saída padrão de 0.45W/26.5dB
- Alto falante de Mylar com 2W (8 Ohm)
- 10 leds para o VU meter
- Chip SN3218 para os LEDs
- Compatível com o Raspberry  Pi B+, A+, 2B, 3B, Zero e Zero W.

Speaker pHAT

No kit são inclusos além da placa e speaker:

- Header fêmea 2x20
- 5cm de fio 24AWG para ligação do alto falante
- 4 parafusos M2x8 de nylon
- 8 porcas M2 de nylon

O VU meter foi feito de forma que acendesse na própria PCB. Os leds na realidade estão na parte de baixo da placa, onde acendem em partes da PCB sem qualquer verniz.

Speaker pHAT

Algo que notei é que o sistema não foi projetado de fábrica para gerir totalmente os 2W do falante. Mesmo se o fosse aparentemente não conseguiria, com ganho configurável máximo de 15dB no chip, isso daria um máximo de 1.75W segundo o datasheet do MAX98357A já que estamos usando 5V e o speaker é de 8 Ohm. Nesse ponto o THD já estaria alto, em torno de 10%. Ao questionar no fórum da Pimoroni, um moderador respondeu sobre a declaração default de 0,45W (que até então não achava ser limitado via hardware, mas é). O GAIN_SLOT, configuração no chip feita via hardware em um pino do chip é de 9dB. Na foto acima do lado esquerdo da escrita "pHAT" há uma parte com soldas mas sem o componente SMD e a configuração sem conexão alguma é justamente para 9dB. Tudo leva a crer que configuraram dessa forma para manter o baixo THD na expansão. É possível subir 3dB unindo essas soldas ou 6dB colocando um resistor de 100k Ohm, totalizando os 15 dB, configuração máxima do GAIN_SLOT.

Speaker pHAT

Software


O software foi disponibilizado no GitHub, após a instalação ele já deixará o ALSA configurado para utilizar o Speaker pHAt e instalará o plugin responsável pelo VU meter.

No vídeo abaixo é possível ver a montagem e expansão funcionando com seu VU meter:



Uma observação: Não confundir a siga pHAT com PiHAT, essa sigla nova tem sido usada em várias expansões para Raspberry Pi Zero pois por mais que algumas estejam quase de acordo com o padrão, sempre faltará um detalhe que é a tamanho da placa.

O valor da expansão na loja criadora é de £12.00 (R$46.89). É possível encontrar também em outras lojas como The Pi Hut, Adafruit (sem estoque no momento) e IQAudio.

Apesar da questão de potência os comentários dos clientes na Pimoroni são positivos.

Fontes:
https://shop.pimoroni.com/products/speaker-phat
http://forums.pimoroni.com/t/doubt-about-the-real-power-of-speaker-phat/4541/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário