quinta-feira, 6 de abril de 2017

netPI: Placa baseada no Raspberry Pi 3 é uma das primeiras customizações para a indústria


Raspberry Pi 3? Raspberry Pi Compute Module 3? Que nada, o negócio é customizar uma placa totalmente nova.

O serviço de customização se iniciou no final de 2015 em uma parceria da Element14 e Raspberry Pi Trading.

A empresa que contratou o serviço é a Hilsher, que está no mercado à 30 anos. Hoje ela é especializada principalmente em ASICs para sistemas ethernet em tempo real (chamados também de ethernet industrial) que utilizam protocolos como EtherCAT, EtherNet/IP, PROFINET, POWERLINK, SERCOS III, CC-Link IE, Modbus/TCP.

A placa que ainda não está disponível tem justamente esse propósito. Ela foi demonstrada no Embedded World 2017. É possível utilizá-la exatamente como se fosse um Raspberry Pi 3. No dispositivo temos 4 portas USB, 1 HDMI, 1 porta ethernet, leds de notificação, slot para cartão microsd, conector de energia e 2 portas Ethernet Real-Time. Além disso há um slot para utilização de módulos de expansão e RTC na placa. O slot para módulos utiliza a interface do mini-PCIe, entretanto a semelhança fica por aí, pois os sinais que trafegam nada tem a ver com PCIe. Ainda não há informações concretas mas um conector Micro USB adicional parece ter sido colocado para utilizar uma alimentação para aplicações mais simples ou acesso via OTG.


Há inclusive um header de pinos, compatíveis para utilização de outras expansões já existentes para placa.


Na imagem abaixo é possível notar que perto da antena há um chip, igual ao do Wi-Fi/Bluetooth utilizado no Raspberry Pi 3.


É possível ver também a memória Elpida em cima da placa, entretanto o SoC e o ASIC da empresa para lidar com o ethernet real-time parecem estar soldados na parte de baixo. Infelizmente ainda não há imagens desse parte.

Algo que não foi informado é se há alguma memória eMMC na placa ou somente utilizará o cartão MicroSD.

Segue o vídeo da placa no Embedded World 2017:



No vídeo é apresentado também uma placa de expansão ethernet real-time da própria empresa, já existente no mercado para o Raspberry Pi. Falamos dela nesse outro post.

Fontes:
https://www.element14.com/community/community/raspberry-pi/blog/2017/03/28/a-new-ruggedized-raspberry-pi-3-netpi
http://www.embedded-design.net/allgemein/netpi-raspberry-pi-3-custom-design/

Nenhum comentário:

Postar um comentário