domingo, 9 de abril de 2017

Scroll pHAT HD: Matriz de leds 17x7 para Raspberry Pi Zero

Scroll pHAT HD

Criada pela Pimoroni a scroll pHAT HD é uma evolução da já antiga scroll pHAT, ela conta com uma matriz de LEDs brancos de 17x7 (são 119 leds!), a expansão original tinha 5x11 (55 leds). Apesar do tamanho, a placa também é compatível com o Raspberry Pi 3B,2B,B+ e A+.

Outra melhoria é que na nova versão é possível controlar a intensidade do brilho de cada "pixel" individual, na versão antiga a intensidade controlada era geral. Esse recurso permite efeitos muito melhores do que na versão antiga. São 8 bits para esse controle ou seja, 256 intensidades diferentes controladas individualmente.

A expansão utiliza o chip IS31FL3731, que é capaz de controlar até 144 leds. Um detalhe desse chip é que ele não é somente um driver de leds, sua descrição diz: "AUDIO MODULATED MATRIX LED DRIVER". Entretanto o pino para injeção desse áudio direto provavelmente não deve estar mapeado pois o Raspberry Pi Zero não tem saída de áudio por padrão (apesar de ser possível criar uma com alguns componentes). De todo modo, assim como anunciado pelo fabricante, um dos usos é a criação de um espectro de áudio de 17 bandas, que pode ser feito perfeitamente via software.

Scroll pHAT HD
Chip soldado abaixo da placa. Créditos: Pimoroni

A comunicação do Raspberry Pi com a expansão é feita por meio de I2C, o endereço utilizado vem inclusive estampado na parte de baixo.

O guia e software para instalação está disponível no github da Pimoroni. Em uma subpasta há diversos arquivos de aplicações de exemplo como:

- Relógio
- Hello World
- Gráfico

A expansão inclui um header fêmea que precisa ser soldado. Assim como um header macho já tem que estar soldado no seu Raspberry Pi Zero.

Veja a placa em funcionamento no trecho em 23 min do vídeo abaixo:



Nesse outro vídeo abaixo é possível ver o antigo modelo para comparação:



Uma das poucas reclamações em relação a ele é o fato dos leds adjacentes refletirem a luz de outros, algo que já acontecia de certa forma no modelo original.

O valor da expansão na loja criadora é de £12.00 (R$46,72).

Por enquanto a expansão só pode ser encontrada (sem estoque no momento) na própria Pimoroni e na The Pi Hut. Em outras lojas, que entregam para o Brasil, só está disponível a versão antiga da placa.

Um guia para iniciar com a placa pode ser encontrado aqui (em inglês).

Fonte: https://shop.pimoroni.com/collections/raspberry-pi/products/scroll-phat-hd

Nenhum comentário:

Postar um comentário