segunda-feira, 24 de abril de 2017

PiGI: Expansão open hardware para detecção de radiação (contador Geiger)

PiGI contador geiger

A expansão PiGI foi projetada para transformar seu Raspberry Pi em um contador Geiger ou dizendo de forma simples: um detector de radiação.

É claro que só a placa não faz o serviço sozinha, sendo necessário um tubo Geiger-Müller para detecção. Esses tubos costumam trabalhar em tensões bem elevadas (cerca de 400/600v no caso de detectores beta e gama). A expansão é capaz de gerar até 1000V, na teoria suficiente até para outros tipos de tubos que detectam também partículas alfa.

A expansão foi testada somente com tubos LND712 e FHZ74/76. Ela mede 40x43mm e consome menos de 2mA com níveis de detecção de ~0.09uSv/h.

PiGI contador geiger

O circuito foi feito para consumir pouca energia, ter baixo custo de componentes além de ser plug and play. A forma simples com que foi construído faz com que possa ser facilmente utilizado em outros controladores como Arduino, PIC, etc.

Abaixo o esquemático, onde vemos a utilização de um clássico chip 555.

PiGI contador geiger

Um software em HTML5/CSS3 também foi desenvolvido especificamente para essa expansão. Os recursos atuais contam com apresentação em tempo real, histórico, medidor analógico, etc.

PiGI contador geiger

Não há uma produção em massa da expansão, com poucas unidades sendo produzidas para alguns grupos de pessoas.

Ela já está sendo utilizada em medidores ligados 24h com dados em tempo real pela internet:

PiGI contador geiger

O projeto aberto, tem licença CERN OHL 1.1. Seus arquivos de design e software podem ser encontrados no github. O próximo passo é tentarem uma campanha para produção de 1000 unidades.

Detalhes do funcionamento do circuito podem ser vistos nessa página (em inglês).

Será que o software emula também aquele barulho clássico? :)

Interessante não? Tive até vontade de montar um.

Fonte
https://github.com/apollo-ng/PiGI
https://apollo.open-resource.org/lab:pigi
https://tdrm.fiff.de/messtechnik.php

2 comentários:

  1. Camarada. Se você quiser ganhar dinheiro extra no mercado de ações, então eu posso oferecer-lhe um site maravilhoso, olymptrade com uma lista dos melhores corretores do mundo. Lá você sempre encontrará o melhor corretor para você

    ResponderExcluir
  2. Se está interessado num site desportivo fiável sobre jogos de futebol, onde possa ver estatísticas verdadeiras, previsões fiáveis, visite este site 777score.com.br. Aqui encontrará todas as informações que lhe interessam e, aliás, serão úteis. Então, usando este site eu adiciono aos favoritos.

    ResponderExcluir