terça-feira, 22 de março de 2016

Raspberry Pi 3 Modelo B suporta por padrão 1.2A nas portas USB

circuito corrente usb raspberry pi 3
Imagem recortada, Créditos: raspi.tv

No lançamento do Raspberry Pi B+ tivemos grandes mudanças no sistema de alimentação. Uma delas envolvia a possibilidade de aumentar a corrente fornecida nas USBs (600mA padrão) que no total atinge 1.2A, suficiente para ligar vários dispositivos (como alguns HDs) que antes não eram possíveis no Raspberry Pi Modelo B original.

No Raspberry Pi 2 Modelo B essa possibilidade de configuração continuou a existir e funcionava da mesma forma.

circuito corrente usb raspberry pi
Circuito responsável, créditos: Hackaday

Já no Raspberry Pi 3 Modelo B houve uma mudança física no circuito responsável por essa configuração, o transistor responsável pelo chaveamento para o AP2253 foi removido, como pode ser visto na imagem que inicia o post. Agora a placa suporta 1.2A de forma definitiva, a configuração max_usb_current no /boot/config.txt não faz mais efeito algum e não é possível nem configurar de volta para 600mA. Não há mais controle via software. Essa informação foi confirmada por um dos engenheiros do Raspberry Pi.

É claro que o fato da corrente ser 1.2A por padrão nas USBs não significa que você poderá consumir isso, sendo necessário uma fonte adequada.

Bonus: Para quem perdeu, ano passo postei sobre a possibilidade de elevar a corrente das USBs até 2.1A (suportados pelo chip AP2253).

Fonte das imagens:
http://raspi.tv/wp-content/uploads/2016/02/Pi3_1500.jpg 
http://hackaday.com/2015/04/06/more-power-for-raspberry-pi-usb-ports/
Fonte: https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=28&t=138312&start=25

Nenhum comentário:

Postar um comentário