quarta-feira, 2 de março de 2016

Windows 10 IoT Core será compatível com o Raspberry Pi 3

windows 10 iot core raspberry pi 3
Imagem retirada do vídeo abaixo. Créditos: Microsoft

A Microsoft anunciou que seu Windows 10 IoT Core será compatível com o Raspberry Pi 3 Modelo B.

Até então somente o Raspberry Pi 2 Modelo B podia rodar o Windows 10 IoT Core devido ao sistema não suportar processadores armv6, arquitetura antiga em que os SoCs do Raspberry Pi Modelo B,B+,A+ e Zero são baseados.

É bom lembrar que esse é um Windows para o mercado IoT, ele não tem aquela interface desktop comum e muitos estão confundindo (inclusive diversos sites passando informações erradas ou sem detalhes) achando que poderão rodar o windows 10 comum na placa.

Embora o interesse no Windows 10 IoT Core no Raspberry Pi não pareça ser tão grande, certamente ele já tem seu nicho de pessoas interessadas. Suas limitações mesmo para o que se propõe são visíveis a cada lista de atualizações. Na sua primeira versão pública em agosto de 2015, o driver de vídeo ainda estava em desenvolvimento, com baixo desempenho e o suporte a câmera oficial do Raspberry Pi ainda era inexistente.

A Microsoft informa que estão trabalhando em conjunto com a element14 para fornecer a opção do Windows 10 IoT Core como parte do serviço de customização do Raspberry Pi que postei em 2015.

Segue abaixo um vídeo da Microsoft demonstrando o uso do windows com um Raspberry Pi 3 para controlar uma roda.



O Windows 10 IoT Core para Raspberry Pi 3 já está disponível na recente atualização via Insider Preview.

Segundo Eben Upton da fundação, o Raspberry Pi 3 Modelo B é tecnicamente capaz de rodar uma versão completa do Windows, embora esse não seja o escopo atual da relação que a fundação tem com a Microsoft no momento.

Fontes:
https://blogs.windows.com/buildingapps/2016/02/29/windows-10-iot-core-support-for-raspberry-pi-3/
http://www.zdnet.com/article/why-android-and-even-windows-might-make-it-onto-the-raspberry-pi-3/

2 comentários: