terça-feira, 1 de março de 2016

Governo do Reino Unido rejeitou financiar a criação do Raspberry Pi anos atrás

raspberry pi 3 modelo b
Raspberry Pi 3B, último lançamento. Créditos raspi.tv

Segundo informações passadas por Eben Upton ao stuff.tv, o governo do Reino Unido rejeitou financiar o Raspberry Pi (que tem fins educativos primeiramente é bom salientar) anos atrás.

Declarações do governo no Manifesto Tecnológico de março de 2010 diziam que eles iriam focar em tecnologia e engenharia nas escolas formando o Reino Unido futuramente o maior exportador de alta tecnologia na Europa. Eben Upton fez uma requisição de fundos no mesmo ano ao governo por meio de uma agência de desenvolvimento, ele conta que na realidade queriam uma garantia para um empréstimo e não dinheiro para aplicar. A resposta do perito de avaliação da agencia foi "não, rejeitado".

A agência disse a Upton que não havia mercado para produzir algo desse tipo, dando a entender que como não haviam produtos similares era uma prova de que não havia mercado para eles.

Upton diz que isso o deixou bem cético sobre qualquer tentativa do governo ao apoiar a indústria.

Então o Raspberry Pi foi lançado e virou um sucesso


Eben conta que foram vendidos 4.5 milhões de Raspberry Pi 1's em 3 anos, 3 milhões de Raspberry Pi 2B em 1 ano. Eu mesmo me lembro da época de pré lançamento do primeiro Raspberry Pi, "todos" queriam um, sites como da farnell foram derrubados devido a grande quantidade de acessos.

Ainda segundo o stuff.tv, além do governo ter falhado em ver o potencial do Raspberry Pi, seus representantes não param de clamar créditos pelo seu sucesso. Como o caso de declarações de David Cameron no World Ecomonic Forum ou o Ministro da Ciência Jo Johnson que declarou "esse é o tipo de experiência que estamos apoiando para garantir o sucesso futuro de nossa economia".

Hoje a quantidade de Raspberry Pi's vendidos levando em conta todos os modelos já passa de 8 milhões de unidades. Há muito tempo o Raspberry Pi se tornou um padrão do segmento. Em relação a preços ele inovou trazendo um computador de baixo custo real. Hoje temos uma fundação sólida com um arsenal de placas, que continua atuando na sua principal função que é a educação e que levou o Raspberry Pi e códigos de crianças ao espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário