sexta-feira, 11 de março de 2016

NixieBot: Mande sua frase para tubos de nixie conectados ao Raspberry Pi 2B

resposta do nixiebot

Já falei anteriormente sobre tubos de nixie. Um projeto no kickstarter que trazia um kit de tubos de nixie com placa controladora para o Raspberry Pi.

O NixieBot é como o próprio nome diz, um bot, mas para twitter. Seu criador utilizou tubos de nixie e utilizou o Raspberry Pi para controle do projeto.

Ao mandar um tweet com a hashtag "" o bot irá apresentar o que foi escrito após a tag, tirar foto e ou filmar (caso necessário). Após o processo ele envia um tweet de volta te marcando com o resultado. Caso você mencione outra pessoa no tweet original, ela também será mencionada de volta no resultado.

A ideia pode parecer simples, mas ao mesmo tempo é muito interessante pelo fato de que hoje poucos tem contato com tubos de nixie.


Na descrição (perfil) do @NixieBot ele apresenta quantas pessoas estão na fila para receber a resposta, já que ele pode processar somente 1.6 tweets por minuto. Essa limitação se dá principalmente pelo limite de tweets imposto pelo twitter. Caso a fila esteja vazia é apresentada como "Queue : Empty".

Na placa abaixo há mais 4 placas em cima iguais que são responsáveis por levar 170v aos tubos para ionizar o gás que há dentro. A placa do lado esquerdo é responsável pelos 5V que irão alimentar o Raspberry Pi. No header que irá ligado à placa é possível ler Pi I/O.



Há outros comandos possíveis para o bot que podem ser vistos aqui.

Curiosidade: Os tubos de nixie utilizados foram fabricados em 1960 pela Burroughs e são do modelo B7971.

Fontes:
https://twitter.com/NixieBot
http://nixiebot.tumblr.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário