Já falei anteriormente sobre tubos de nixie. Um projeto no kickstarter que trazia um kit de tubos de nixie com placa controladora para o Raspberry Pi.
O NixieBot é como o próprio nome diz, um bot, mas para twitter. Seu criador utilizou tubos de nixie e utilizou o Raspberry Pi para controle do projeto.
Ao mandar um tweet com a hashtag "
A ideia pode parecer simples, mas ao mesmo tempo é muito interessante pelo fato de que hoje poucos tem contato com tubos de nixie.
Wotcher @everpi_br here's your pic. pic.twitter.com/HIDt4I6h18— Neon Clock Tweet Bot (@NixieBot) 11 de março de 2016
Na descrição (perfil) do @NixieBot ele apresenta quantas pessoas estão na fila para receber a resposta, já que ele pode processar somente 1.6 tweets por minuto. Essa limitação se dá principalmente pelo limite de tweets imposto pelo twitter. Caso a fila esteja vazia é apresentada como "Queue : Empty".
Na placa abaixo há mais 4 placas em cima iguais que são responsáveis por levar 170v aos tubos para ionizar o gás que há dentro. A placa do lado esquerdo é responsável pelos 5V que irão alimentar o Raspberry Pi. No header que irá ligado à placa é possível ler Pi I/O.
@everpi_br here's your pic. BTW: No need to @mention me, just use the tag Hey: pic.twitter.com/azXYqLOn3v— Neon Clock Tweet Bot (@NixieBot) 11 de março de 2016
Há outros comandos possíveis para o bot que podem ser vistos aqui.
Curiosidade: Os tubos de nixie utilizados foram fabricados em 1960 pela Burroughs e são do modelo B7971.
Fontes:
https://twitter.com/NixieBot
http://nixiebot.tumblr.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário