quarta-feira, 8 de abril de 2015

Raspberry Pi B+ e posteriores poderiam liberar até 2.1 amperes nas USBs com modificação no hardware

Raspberry Pi

Segundo informações de Brian Benchoff do Hackaday, no Raspberry Pi B+ e posteriores é possível fazer uma pequena modificação de hardware para aumentar o limite de corrente nas USBs de 1.2A para 2.1A.

Alguns devem se lembrar que no lançamento do Raspberry Pi B+ foi informado sobre o aumento de corrente nas USBs via software, sendo o padrão 600mA e com o aumento 1.2A.

O chip controlado é um limitador de corrente, o AP2253. Ele suporta ajustes entre 75mA e 2360mA ( mas sendo recomendável pelo datasheet não passar de 2.1 ). O limite é feito de acordo com valor do resistor ligado a um dos pinos do componente e ao GND. No caso do Raspberry Pi B+ existem 2 resistors, um deles ligado diretamente ao GND com um valor que permite a passagem de somente 600mA e outro ligado a um transistor. Quando ativamos via software o pino ligado a esse transistor, ele passa a conduzir, a resistência entre o pino de controle do AP2253 se altera para o chip permitir a passagem máxima de 1.2A.

Portanto é possível com a substituição desses resistors, alterar o limite máximo que as portas USB podem receber.

Raspberry Pi
Raspberry Pi

Brian cita que a razão do limitador de corrente ser bem mais baixa é porque  o Raspberry Pi foi originalmente feito para aproveitar diversos tipos de fontes de celulares/smartphones e poucos deles tem uma potência mais alta como 2A. Mas acredito eu que o motivo pode ter sido também outro, segundo a especificação do conector MicroUSB ( arquivo Micro-USB_final/Micro-USB_1_01.pdf página 33 ) o máximo de corrente suportada pelo conector é 1.8A em temperatura ambiente de 25 graus.

Além do conector, há ainda a se pensar o limite de corrente que as trilhas da placa suportam. A possibilidade da modificação é interessante, mas somente para quem souber o que está fazendo.

Fonte: http://hackaday.com/2015/04/06/more-power-for-raspberry-pi-usb-ports/

Nenhum comentário:

Postar um comentário