quinta-feira, 30 de abril de 2015

Windows 10 IoT beta é lançado para Raspberry Pi 2


No lançamento do Raspberry Pi 2 houve o inesperado anúncio do suporte ao windows, a microsoft já havia trabalhado antes por 6 meses em conjunto com a fundação para que isso fosse possível.

Ontem no evento Microsoft Build Developer Conference foi demonstrado pela primeira vez o Windows 10 IoT para Raspberry Pi 2 sendo utilizado no robô acima.

Mas não se enganem, essa versão do Windows 10 é específica para o mercado IoT, sendo diferente do que muitos esperavam, os que pensavam ser o Windows 10 para PCs.

No video abaixo é possível ver o controle do robô em conjunto com o Hololens (Outra tecnologia apresentada pela Microsoft).


Nos vídeos abaixo feitos por entusiastas é possível ver o processo de boot, gerenciamento web, etc.







Após o boot, o sistema se apresentará dessa forma:


A configuração e gerenciamento será feita remotamente utilizando o PowerShell.

O desenvolvimento para placa será feito pelo Visual Studio, será necessário um PC com Windows 10 (O Insider Preview build 10069 ou mais recente), o download pode ser feito se cadastrando no insider.windows.com.

Para o download do Windows 10 IoT Core Insider Preview Image for Raspberry Pi 2 será necessário o cadastro no Microsoft Connect.

Demais instruções podem ser vistas nessa página dedicada no github.

Alguns projetos básicos feitos com Windows 10 IoT e Raspberry Pi 2 podem ser vistos na página sobre IoT da Microsoft.

Fontes:
https://www.raspberrypi.org/windows-10-for-iot/
http://ms-iot.github.io/content/win10/SetupRPI.htm

Um comentário:

  1. Não boa, a Microsot espera que isso der certo?! Exigência de cadastro e um PC rodando Windows para poder programar no Raspberry Pi.

    ResponderExcluir