quinta-feira, 9 de abril de 2015

Reaproveitando cabo IDE 40 vias e criando conector femea x femea para GPIOs do Raspberry Pi

Conector no Raspberry Pi A+

Irei demonstrar abaixo duas formas de reutilizar cabos IDE 40 vias para utilização dos GPIOs do Raspberry Pi B+, A+ ou 2 B.

Caso precise somente do cabo é possível comprar em lojas de sucata de computadores antigos ou comprar um cabo sem o pino fechado e colorido como esse.

Conexão direta


Essa é a maneira mais fácil e comum de utilização, entretanto muitos cabos de PCs possuem um pino fechado, alguns mais antigos não. Remover esse pedaço de plastico não é muito difícil, no meu caso utilizei um estilete e fui cortando nos 4 lados, mas tome cuidado.

Cabos IDE 40 vias
Cabos IDE 40 vias

Na foto abaixo é possível ver a diferença nos conectores do mesmo cabo.

Cabo IDE 40 vias com plástico removido
Cabo IDE 40 vias com plástico removido

Feito isso, já é possível a utilização, mas tome cuidado, pois ao dobrar o cabo para cima, os conectores ficam invertidos, ou seja, as 2 fileiras de GPIOs ficam invertidas. Se preferir um cabo menor, basta utilizar e cortar o resto da parte que sobrar a direita.

Cabo de 40 vias
Cabo de 40 vias

Cabo de 40 vias ligado ao GPIO
Cabo de 40 vias ligado ao GPIO

Criando somente um conector adaptador femea x femea


Um conector desse tipo pode ser mais prático para alguns, mas dará mais trabalho.

Retire a trava do conector do meio.

Trava do conector
Trava do conector

O cabo se apresentará dessa forma. Ao retirar a outra parte do cabo, tome cuidado pois os pinos podem se soltar da parte de dentro do plástico, caso isso aconteça basta somente recolocar posteriormente.

Trava removida
Trava removida

Na ponta do cabo, caso houver uma parte plástica que segura somente o cabo, remova. Essa parte pode ser um pouco difícil de retirar, tive q utilizar uma ferramenta pontuda para empurrar a trava para dentro e novamente tome cuidado. Nessa parte não é para retirar o cabo do conector.

Trava que segura o fio
Trava que segura o fio

Após retirar, o conector se apresentará da seguinte maneira.

Trava removida
Trava removida

Pegue a trava que foi retirada da parte do meio e coloque na seguinte posição.

Trava invertida do outro conector
Trava invertida do outro conector

O que precisaremos fazer é prender exatamente na posição contrária ao outro conector.

Conector
Conector

Nessa parte, melhor não tentar empurrar com a mão ou utilizar alicates pois é realmente preciso muito esforço. Verifique se tudo está alinhado. Utilize um martelo, com os conectores na vertical, vá batendo aos poucos até os conectores entrarem perfeitamente nos fios. No final se tudo estiver devidamente alinhado, ficará assim.

Conector
Conector

Corte o que restou do fio maior com um estilete ou tesoura. Caso não esteja confiante com o alinhamento dos fios, você pode utilizar um mutímetro para conferir se há algum curto.

Conector femea x femea finalizado
Conector femea x femea finalizado

No caso do meu conector, ele entra relativamente justo aos pinos do Raspberry Pi A+. Não é possível a utilização desse conector com o case de acrílico para Raspberry Pi A+.

Conector no Raspberry Pi A+
Conector no Raspberry Pi A+
 
Conector no Raspberry Pi A+

Atenção novamente, com o conector dessa forma a fileira de pinos da direita fica a esquerda e da esquerda na direita. Sempre tome cuidado para não danificar seu Raspberry Pi.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Il me semble que si vous choisissez entre ces deux options, les bookmakers sont meilleurs. Il me semble que là-bas, vous aurez une bien meilleure chance de gagner de l'argent régulièrement. Mais il est important de choisir le bon bookmaker. Par expérience personnelle, je recommande https://1xbet.ci/fr/

    ResponderExcluir