segunda-feira, 6 de abril de 2015

Raspberry Pi transmitindo vídeo em HD (HDTV DVB-T)


Radio Amador desde 1991, Alexandru Cset é um físico que hoje trabalha como engenheiro de antenas. Suas paixões também envolvem comunicação por satelites, SDRs e desenvolvimento de softwares para sistemas Unix-Like.

Utilizando um dongle UT-100C DVB-T ele "transformou" um Raspberry Pi em um transmissor HDTV. A transmissão é feita ao vivo, sendo capturada pela câmera do Raspberry Pi pelo raspividm em H.264, convertida com o ffmpeg para o formato MPEG-TS com bitrate adequado e enviada para o dongle utilizando o aplicativo tsrfsend de uma versão oficial do OpenCaster. Um amplificador para RF de 20dBm também foi utilizado.

Diagrama raspberry pi hdtv

transmissor hdtv com raspberry pi

transmissor hdtv com raspberry pi

transmissor hdtv com raspberry pi

transmissor hdtv com raspberry pi

transmissor hdtv com raspberry pi

Abaixo um dos vídeos gravados após transmissão via rádio frequência.



Um projeto com acabamento perfeito. A única crítica que vi alguns fazerem é o fato dele ter utilizado um conector de RF PL259 Ha para DC.

O padrão de transmissão utilizado foi o europeu( DVB-T ), portanto não funcionaria em TVs brasileiras, mas é possível utilizar um dongle de recepção USB rtl2832u como esse na outra ponta assim como ele fez.

É bom lembrar que esse tipo de transmissão sem licença é proibida em muitos países e você pode ter problemas dependendo da potência em que for transmitir.

Fontes:
http://hackaday.com/2015/03/28/transmitting-hd-video-from-a-raspberry-pi/
http://www.oz9aec.net/index.php/dvb/490-turn-your-raspberry-pi-into-a-live-hdtv-transmitter
https://www.flickr.com/photos/csete/

Um comentário:

  1. Ola tudo bem estou procurando projeto de ransmissor DE TV Digital quero fazer uma tv na minha rua alcance de nomacimo 1km mas não encontro trasnsmissoreer de baixa po tencia vc teria alguo ai para me indicar teria que ter entrada HDMI no transmissor

    ResponderExcluir