quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Novo Raspbian traz nova interface PIXEL e navegador Chromium


A LXDE, interface padrão do Raspbian, vem sofrendo diversas alterações desde o lançamento do Raspberry Pi, conseguindo sua própria identidade para a distribuição.

Segundo Simon Long que vem ao longo dos anos realizando essas alterações, elas chegaram cada vez mais no seu conceito original de desktop para o Raspberry Pi. As alterações foram tantas que eles decidiram dar um novo nome para a interface desktop: PIXEL.

O nome PIXEL também tem relação com a placa, vindo de Pi e Xwindows. A sigla inteira significa Pi Improved Xwindows Environment Lightweight.

Uma das novas alterações visuais que já trazem nesse nome é o splash screen no boot (que ilustra a capa desse post), que inclui também a versão do Raspbian. Foi informado que esse splash foi testado e não impactará no tempo de boot.

Houve a inclusão de 16 imagens para papel de parede cedidas por um dos desenvolvedores da fundação e que também é fotógrafo: Greg Annandale. Há a inclusão também dos dados no EXIF das fotos que informam onde elas foram tiradas. No exemplo abaixo há uma delas e a comparação do desktop com a versão anterior. Elas podem ser alteradas clicando com o botão direito do mouse no desktop e em Desktop Preferences.

Interface antiga

nova interface pixel raspbian
Interface nova

Houve uma alteração de diversos ícones na barra de tarefas, menu e gerenciador de arquivos. Os responsáveis foram Sam Alder e Alex Carter. Os mesmos responsáveis pelos desenhos e gráficos do site da fundação. Veja a diferença abaixo do sistema antes e depois.

Interface antiga

nova interface pixel raspbian
Interface nova

Outros ícones que foram modificados são os de aviso de baixa tensão/alta temperatura que antes eram representados por um quadrado colorido e outro amarelo/laranja. Agora há dois símbolos, um relâmpago para a tensão baixa e um termômetro para alta temperatura. Muito mais amigáveis. Lembrando que eles são gerados direto pelo firmware (que também foi atualizado).



O design da janela também foi modificado, abaixo é possível verificar a diferença tanto da janela como dos ícones do gerenciador de arquivos.

Interface antiga

nova interface pixel raspbian
Interface nova

Ícones de Bluetooth e Wi-Fi agora tem a opção para desativar cada dispositivo. Essa opção funciona nos dispositivos nativos do Raspberry Pi 3 e também na maioria dos externos via USB.

nova interface pixel raspbian

Novos aplicativos


- A inclusão do pacote Infinality trouxe uma melhoria nas fontes do sistema.

- Inclusão do servidor e cliente do RealVNC. O servidor pode ser ativado pelo painel de configuração gráfico do Raspberry Pi

- O emulador desktop para o Sense HAT também foi incluído nessa versão como prometido.

- Alguns updates, inclusive melhorias no Scratch e Node-RED.

- Inclusão do primeiro release do navegador Chromium para Raspberry Pi, substituindo o Epiphany por padrão. O navegador Chromium incluso já tem aceleração de vídeos no Raspberry Pi. Uma extensão chamada h264ify irá forçar sempre a utilização de vídeos do Youtube no formato que o Raspberry Pi consegue utilizar a decodificação de hardware: o H264.

Como atualizar o Raspbian


Caso não queira baixar a imagem do zero, você pode atualizar o seu sistema atual (desde que não seja muito antigo) com os seguintes comandos:

$ sudo apt-get update 
$ sudo apt-get dist-upgrade 
$ sudo apt-get install -y rpi-chromium-mods 
$ sudo apt-get install -y python-sense-emu python3-sense-emu 
$ sudo apt-get install -y python-sense-emu-doc realvnc-vnc-viewer 
$ sudo apt-get install -y realvnc-vnc-server 

Após isso basta reiniciar o sistema.

Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/introducing-pixel/
Imagem do splash: https://www.raspberrypi.org/magpi/wp-content/uploads/2016/09/boot.png

Um comentário:

  1. Napsauta tätä nähdäksesi kaikki foorumin tiedot. Napsauta tätä oppiaksesi lisää. Yksityiskohdat ele, olen jo nähnyt sen, siinä se oli. Lahjakorttiisi liittyvät ongelmasi määritetään helposti ja huolellisesti, osta viagra netistä. Alkaen musst zuerst den Arzt koneultieren bitte. Versuch auch, deinen Stressi abzubauen und schlechte Angewohnheiten loszuwerden.

    ResponderExcluir