segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Nova revisão chegando: Raspberry Pi 2+ (na verdade Rev V1.2)

Raspberry Pi 2 Modelo B original

Sim, você não leu errado, o modelo que parece estar a caminho é um Raspberry Pi 2 Modelo B Plus. Na realidade será uma nova revisão da versão 2: V1.2.

Uma atualização no git do firmware do Raspberry Pi adicionou o suporte ao modelo.


Segundo um quote do popcornmix (perfil de um desenvolvedor do Raspberry Pi) o que teremos é um Raspberry Pi 2 Modelo B com um SoC BCM2837 do Raspberry Pi 3 em underclock à 900Mhz (frequência padrão do Raspberry Pi 2 original). Eu não consegui achar o texto original, mas ele também não desmentiu no tópico abaixo.

Levando em conta tudo que foi falado como verídico, o novo modelo irá surprir os que ainda necessitam (maioria do ramo industrial) do Raspberry Pi 2. O motivo de trocar o SoC é que o BCM2836 começou a ser muito caro de ser produzido (com a chegada do Raspberry Pi 3 é natural que a demanda da versão 2 caiu de forma significativa). A única modificação que se sabe nesse modelo é essa.

Em diversas situações a troca por um novo modelo pode não ser trivial, o Raspberry Pi 3 por exemplo irradia muito mais ondas eletromagnéticas, esquenta mais e consome mais. Para vocês terem uma ideia como essas coisas funcionam: No post do projeto AstroPi tivemos um exemplo onde mesmo já existindo o Raspberry Pi 2B, ele não foi usado. Ele não havia sido testado por todos processos de certificação para levá-lo até a ISS, portanto o B+, um modelo mais antigo, que já foi a escolha inicial e envolvido nos testes é que foi levado.

Outra fonte de informação é o produto em espera da entrega na CPC Farnell já indicando a revisão 1.2 e o SoC BCM2837 (embora tenha um erro lá indicando ARMv7).

Esse modelo certamente não vale a pena para usuários comuns, o preço até onde se sabe continuará os mesmos US$35, sendo assim somente para casos específicos mesmo.

Fontes:
https://www.reddit.com/r/raspberry_pi/comments/53to31/what_is_the_pi2/
http://forum.kodi.tv/showthread.php?tid=269814&pid=2420617
https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=63&t=160578

Nenhum comentário:

Postar um comentário