quarta-feira, 14 de setembro de 2016

PiBakery: Uma forma fácil de pré configurar seu Raspberry Pi (Raspbian)

PiBakery

O PiBakery é uma interface para configuração pré instalação do sistema operacional.

Criada por David Ferguson, sua interface permite configurar coisas como redes Wi-Fi, programas para rodar após o boot, etc.

A configuração é montada por meio de blocos, onde alguns contém seus parâmetros editáveis.

PiBakery

A escrita do cartão sd também fica por conta do programa, bastando clicar em write após a configuração e escolher o dispositivo onde irá gravar. Ele irá escrever o sistema operacional por completo (Raspbian), sobrescrevendo qualquer coisa anterior que houver no dispositivo.

PiBakery

PiBakery

É possível exportar ou importar as configurações.

Se o sdcard foi criado anteriormente com o PiBakery é possível também editar ele. O programa irá detectar e o botão superior à direita irá se alterar de Write para Update.

PiBakery

PiBakery

O PiBakery veio para facilitar ainda mais o uso do Raspberry Pi. Com a possibilidade de realizar uma pré configuração, irá beneficiar aqueles que não tem os periféricos e vão utilizar somente a placa via Wi-Fi por exemplo. Realizar isso anteriormente era possível, mas com maior complicação, necessitando a edição manual.

O programa tem versões para MAC e Windows. Em breve uma para Linux, mas segundo o github seria possível instalar manualmente, embora aqui tenha ocorrido alguns erros.

Fontes:
https://www.raspberrypi.org/blog/pibakery/
http://www.pibakery.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário