terça-feira, 6 de setembro de 2016

PIOstack: Expansão traz áudio, LAN e 4 USB's ao Raspberry Pi Zero

PIOstack

O PIOstack é uma expansão que praticamente transforma seu Raspberry Pi Zero em um Raspberry Pi Modelo B, em questões de conexão. Os protótipos criados por Luani trazem conexão de rede LAN, áudio stereo (via PWM/GPIO), 4 portas USB com proteção contra sobrecorrente e uma EEPROM de 2k.

Seu criador se inspirou nesse antigo projeto postado originalmente no Hackaday para criação do PIOstack.

Apesar de sua utilidade ser um pouco questionável pelo fato de que é mais fácil (e provavelmente mais barato) comprar um Raspberry Pi modelo B ou B+, seu form factor é menor.

PIOstack

A conexão com o Raspberry Pi Zero utiliza o mesmo princípio de outras expansões, que é a utilização dos pinos de teste para conexão USB e de energia por exemplo. Sem a necessidade de soldas no Raspberry Pi ou cabos adicionais.

PIOstack

Segue o vídeo sobre a expansão.



Luani liberou tanto o esquemático quanto os arquivos de projeto (eagle):

PIOstack_1.1.zip – 1.1
PIOstack-1.0-schematic.pdf – 1.0

Um detalhe importante para quem quiser reproduzir o projeto é o fato dele ter sido testado com a primeira revisão do Raspberry Pi Zero. Como informei no lançamento da nova revisão 1.3, os pinos de teste referentes à energia PP1 e PP6 estão em posições um pouco acima do que era a versão anterior, sendo assim será necessário fazer alterações no projeto.

A placa ainda não está comercialmente disponível, seu criador conta que ainda há algumas PCBs e caso alguém tenha interesse em montar que entre em contato.

Fonte: https://luani.de/projekte/piostack

Nenhum comentário:

Postar um comentário