terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Adicionando módulo Wi-Fi: Uma das primeiras modificações no Raspberry Pi Zero

raspberry pi zero mod

Shintaro fez uma das primeiras modificações relacionadas ao novo Raspberry Pi Zero. Ele precisava de conectividade à rede na sua placa. Com a ausência desse recurso assim como o A+ a solução mais prática seria utilizar algum adaptador Wi-Fi via USB (com cabo/adaptador OTG).

Em vez de utilizar a forma mais fácil, Shintaro resolveu retirar o módulo USB Wi-Fi Edimax de dentro do case e soldá-lo direto no Raspberry Pi Zero. Ele utilizou uma fita kapton para isolar eletricamente e posicionar o módulo abaixo da placa. Ele soldou as conexões do módulo nos pads de testes referentes às conexões USB, PP1/PP6 de energia e P22/P23 de dados.

raspberry pi zero mod

O cartão MicroSD foi preparado em outro Raspberry Pi com rede e senha apropriados.

Essa forma de utilização é ótima principalmente para quem quer que sua placa ocupe pouco espaço mas não pode abrir mão do Wi-Fi.

Quem não quiser ter o trabalho de soldar, cabos e micro adaptadores OTG são facilmente encontrados.

Fontes:
http://hackaday.com/2015/11/28/first-raspberry-pi-zero-hack-piggy-back-wifi/
http://www.hackerspace-ffm.de/wiki/index.php?title=Raspberry_PI_Zero_%2B_nano_USB_WiFi_Adapter_mod

Um comentário:

  1. Tudo bem, agora existem muitos tablóides e críticos esportivos que permitem que você acompanhe as estatísticas até em tempo real. Aqui está um desses sites 777score.com.br. Para ser honesto, este é um dos melhores projetos com que já trabalhei.

    ResponderExcluir