segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

DOTS Board já está disponível: Controlando seu Raspberry Pi com tinta

dots board

A DOTs Board foi desenvolvida por Rachel Rayns, produtora criativa da fundação Raspberry Pi em parceria com a Bare Condutive e a ThePiHut. A placa que já era utilizada em diversos eventos da fundação no último ano agora está disponível ao público.

A placa contém pontos condutivos que ao se juntarem por meio da tinta condutiva Bare Conductive, se transformam em desenhos no Minecraft. 

dots board

Ao ligar os pontos, o desenho de um avião é formado. Há a possibilidade de escolher também as cores. É possível voar com o avião dentro do Minecraft.

A placa é reutilizável, bastando limpar com algo úmido.

dots board

dots board

dots board

dots board

O software para Minecraft foi criado por Andrew Mulholland e pode ser instalado em uma imagem do Raspbian atualizada com o seguinte comando:

$ sudo apt-get install python-pip
$ sudo apt-get install rpi_dots_minecraft

Caso queira criar seu próprio jogo, há essa biblioteca em Python para interagir com a placa e utiliza a PyGame. Um código de exemplo pode ser visto aqui.

A placa só está disponível a venda por enquanto na ThePiHut por £5.00 (R$29,61). Lembrando que é necessário também ter a tinta, a de 10ml custa £7.00 (R$41,46).

Fontes:
https://www.raspberrypi.org/blog/dots-board-sale-now/
http://thepihut.com/collections/raspberry-pi-dots-board/products/raspberry-pi-dots-board
Guia em pdf: https://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2015/12/DotsBoard_ElectricPaint_5steps_AW2.pdf

Um comentário:

  1. Amigos, simplesmente compre um computador normal, e não quebrar a cabeça! Se não tem dinheiro, então tente começar a fazer apostas de desporto, aqui
    https://fscore.br.com
    você vai aprender a analisar a tabela, para fazer suas previsões para o esporte

    ResponderExcluir