quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Cluster com 144 Raspberry Pi's 3

cluster raspberry pi 3

O cluster acima contém 144 placas do Raspberry Pi 3 Modelo B e 144 displays de 2.8" (320x240) da Adafruit. São 576 núcleos de processamento total e 144GB de memória RAM.

Chamado de Beast 2.0 DecaTower, foi construído pelo pessoal da resin.io que já fez um cluster com 120 Raspberry Pi's no passado. Seu projeto anterior era bem mais simples, utilizando madeira compensada e dobradiças. O novo utiliza uma estrutura totalmente nova, projetada para se encaixar perfeitamente em cada local.

cluster raspberry pi 3

cluster raspberry pi 3

Cada placa de acrílico contém seis módulos com Raspberry Pi 3 Modelo B e tela.

cluster raspberry pi 3

Atrás há uma estrutura de acrílico que é composta por fontes para acendedor de carros, cada uma com duas saídas USB. Conexões das fontes principais (de maior tensão) foram soldadas em seus pinos. Um switch de 8 portas  (aparentemente da Netgear) no local é responsável pela conexão de rede das placas.

cluster raspberry pi 3

Na parte de baixo é possível ver as fontes de maior tensão.

cluster raspberry pi 3


cluster raspberry pi 3

Ainda não há muitas informações da conclusão desse cluster, foram postadas somente imagens, embora há posts de vários protótipos na página da Resin que levaram a criação dele. Segundo um comentário da empresa, em breve haverá uma postagem, mas o cluster serve mais como demonstração de software.

Vejam todas imagens aqui.

Fontes:
http://imgur.com/gallery/LwUev
https://resin.io/blog/tag/beast2/

Um comentário:

  1. Essa galera do resin é meio hardcore hahaha receberam um aporte enorme de grana e não tem como gastar :P

    ResponderExcluir