quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Modo monitor e injection no Wi-Fi do Raspberry Pi 3, nós testamos!


O Wi-Fi era um dos muitos recursos requisitados para o Raspberry Pi. Com sua inclusão no Raspberry Pi 3, era de conhecimento que infelizmente não havia suporte ao modo monitor e injection.

Apesar da antena do Raspberry Pi 3 ser pequena, a falta desses modos desagradou alguns. Felizmente essa situação está mudando e mais rápido do que eu pensava.

O projeto NexMon é originalmente um framework para modificações no firmware do chip BCM4339 utilizado nos smartphones Nexus 5. O foco principal do projeto é ativar os modos monitor e injection. O projeto conta com códigos e exemplos para quem quiser fazer suas próprias modificações.

A relação do Raspberry Pi 3 com isso é a similaridade dos dois chips. Os criadores aproveitaram e criaram patchs também para o chip BCM43438 utilizado no Raspberry Pi 3.

Eles liberaram uma imagem do Raspbian (8GB) já com os patchs necessários, inclusive no aircrack-ng. O download pode ser realizado nesse link. A senha padrão do root é nexmon.

Para utilizar o modo monitor basta carregar o driver manualmente com o seguinte comando:

# insmod /root/brcmfmac.ko

Após isso basta utilizar as ferramentas do aircrack-ng, tcpdump ou outra com a interface wlan0.

Testei o modo monitor e funcionou como deveria, entretanto o airodump-ng ainda parece estar com bugs, fechando ocasionalmente.

O modo injection foi tentado com o aireplay-ng, entretanto sem sucesso, tentei capturar os pacotes inclusive em um netbook e nada. Pelo que foi informado o modo injection estaria funcionando, entretanto é possível que somente via programação direta ou outra ferramenta, me avise caso alguém tenha sucesso.

Os patchs ainda estão em desenvolvimento portanto bugs são normais. É bom deixar claro o aviso na página do nexmon para os aventureiros de plantão:

"Our software may damage your hardware and may void your hardware’s warranty! You use our tools at your own risk and responsibility! If you don't like these terms, don't use nexmon!"

"Nosso software pode danificar seu hardware ou invalidar sua garantia. Use nossas ferramentas por seu próprio risco e responsabilidade! Se não gosta desses termos não utilize o nexmon!"

Um documento (pdf) deles sobre esse tipo de modificação pode ser lido aqui (em inglês).

Parabéns a todos os envolvidos!

Fonte: https://dev.seemoo.tu-darmstadt.de/bcm/bcm-rpi3

Nenhum comentário:

Postar um comentário