quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Raspberry Pi Zero tem recorde de overclock com 1550Mhz

raspberry pi zero overclock recorde

O overclock no Raspberry Pi tem sido um assunto interessante. Desde a primeira versão ele vem sendo feito para melhorar o desempenho. O que era uma ajuda e tanto nas versões antigas que eram mais lentas.

O recorde atual geral comprovado via HWBOT do SoC BCM2835 pertence ao usuário RRainbo que pode ser visto nessa antiga notícia, entretanto se trata do modelo B+.

Enquanto que se tratando somente do SoC o recorde continue a ser o do RRainbo, falando em relação somente ao Raspberry Pi Zero o recorde é do francês Niuulh.

O Raspberry Pi Zero já vem com clock mais alto (inclusive overvolt maior) de fábrica, sendo padrão de 1000Mhz.

A frequência de 1550Mhz foi atingida utilizando um esquema similar à outros recordes, utilizando alimentação externa para o SoC para ultrapassar a limitação de overvolt de 1,4v. Geralmente overclocks nessa frequência precisam de 2v ou mais.

Um detalhe interessante é que apesar da frequência, esse recorde ficou com pontos bem abaixo de outros overclocks menores, atingindo somente 608.5 pps. Um overclock no antigo modelo B (mesmo SoC) com a mesma frequência atingiu 816.47 pps. A explicação pode estar talvez na frequência de outros dispositivos como por exemplo da memória RAM, além de já ter lido que a utilização de uma versão antiga do Java (usado para rodar o HWBOT) obtinha desempenho menor. Infelizmente são dados que esse recorde não informou para comparação.

Em nossos testes preliminares de overclock no Raspberry Pi Zero, ainda sem qualquer modificação de hardware, em 1100Mhz o sistema pareceu estável, já em 1200Mhz só completa o boot ocasionalmente (overvolt 1,4v).

Fonte: https://hwbot.org/submission/3342860_niuulh_hwbot_prime_broadcom_bcm2835_(bcm2708)_608.5_pps

Um comentário:

  1. várias competições desportivas, pode assistir aqui neste site https://777score.com.br. Aconselho-o a familiarizar-se com este recurso com mais ou menos detalhes para ter a certeza que lhe convém. Eu mesmo uso este site para fazer apostas em esportes.

    ResponderExcluir