terça-feira, 22 de novembro de 2016

SUSE Linux Enterprise Server é o primeiro sistema a suportar oficialmente 64 bits no Raspberry Pi


Enfim chegou o dia. A partir de agora o Raspberry Pi tem uma distro com suporte a 64 bits. Essa semana a SUSE anunciou que sua distribuição Linux Enterprise Server começa a suportar o Raspberry Pi 3.

No lançamento do Raspberry Pi 3, houve reclamação por parte de alguns pelo fato do processador do Raspberry Pi 3 vir com suporte a 64 bits mas nenhum sistema suportar esse modo. O fato é que o processador ARM escolhido para o upgrade foi feito mais com base no desempenho em geral e não com foco nos 64 bits. O fato do processador vir com 64 bits era uma vantagem a mais. O sistema oficial Raspbian até hoje suporta somente 32 bits, com sua mesma imagem sendo compatível com todos os modelos da placa.

Se ainda não viu nosso vídeo de unboxing do Raspberry Pi 3 clique aqui.

Alguns meses depois do lançamento da placa, uma imagem 64 bits (inclusive userland) super experimental feita pela comunidade estava disponível.

A SUSE informa que teve um certo encorajamento por parte de Eben Upton, que foi muito prestativo em detalhes como permissões de uso do nome "Raspberry Pi".

O sistema já suporta o Wi-Fi e Bluetooth integrados na placa. Ele conta com o sistema de arquivos BTRFS na raiz e utiliza por padrão o gerenciador de janelas ICE.

O SUSE Linux Enterprise Server é um produto comercial mas a versão para o Raspberry Pi 3 está disponível como cópia de avaliação por 1 ano com updates e patches sem qualquer custo. É necessário realizar um registro (sem custo) no site da SUSE para fazer o download. Há uma outra opção caso você queira ignorar as atualizações. Segue o link para registro e download: http://tinyurl.com/slespi

A SUSE não disponibiliza suporte comercial para essa distribuição no Raspberry Pi 3.

Um guia em inglês para instalação do sistema no Raspberry Pi 3 pode ser encontrado aqui.

Fontes:
https://www.raspberrypi.org/blog/suse-linux-enterprise-server-for-raspberry-pi/
https://www.suse.com/communities/blog/suse-linux-enterprise-server-raspberry-pi/

Um comentário:

  1. Il existe de nombreuses options sur Internet pour gagner de l'argent. Je pense que je peux vous suggérer de vous familiariser avec l'offre du bureau de ce bookmaker https://1xbet.cd/fr/. Vous pouvez y gagner de l'argent stable si vous savez comment analyser les statistiques.

    ResponderExcluir