segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Caphat: Expansão traz teclado capacitivo ao Raspberry Pi

teclado capacitivo raspberry pi

A expansão Caphat traz um teclado capacitivo na própria placa de expansão. Teclados desse tipo são utilizados por exemplo para criação de sistemas de segurança para abertura de portas, embora as aplicações não parem por aí. Mais durável que os teclados de membrana, acaba sendo uma ótima alternativa.

Segundo seus criadores a expansão segue o padrão PiHAT e é compatível com o Raspberry Pi B+, A+, 2B e 3B. Apesar de não citado, na teoria o teclado funcionaria no Raspberry Pi Zero também, embora a expansão seja maior.

teclado capacitivo raspberry pi

O uso de teclados capacitivos já era possível, embora não fossem em sua maioria específicos para a placa, demandando mais trabalho para as ligações. É possível caso necessário, a utilização de um cabo extensor para expandir o teclado para outra área no seu projeto.

teclado capacitivo raspberry pi

O Caphat é um projeto que também está no kickstarter. Segue seu vídeo de apresentação:



O valor mínimo hoje para adquirir um como recompensa é de £14 (58,37).

A campanha que tem meta de £3000 já arrecadou £657 faltando ainda 24 dias para o término.

Atualização: Algo que me passou em branco e foi avisado pelo leitor nos comentários é a ausência do dígito zero. Isso é citado inclusive no texto do kickstarter e ao final do vídeo. A foto atual é referente a um protótipo. As alegações de desenvolvimento futuro me deixaram em dúvida se realmente vão enviar uma placa similar à protótipo ou como citado em uma das imagens de exemplo que eles estão pretendendo. Os interessados fiquem ligados na página de "Updates" no kickstarter deles.

Fontes:
https://www.kickstarter.com/projects/364371217/caphat-a-raspberry-pi-capacitive-keypad-hat-access
http://www.caphat.io/

2 comentários:

  1. Respostas
    1. HAHAHA nem havia percebido. Apesar que essa foto é de um protótipo, pode ser que na final... haha vou incluir esse detalhe no artigo, valeu!

      Excluir