terça-feira, 22 de novembro de 2016

Expansão traz sistema de alimentação com entrada variável ao Raspberry Pi Zero


A expansão Zero2go traz um sistema de alimentação com entrada variável, indo de 5v à 26v. Ela possui 3 tipos de conectores para alimentação: microusb, jack e terminal para ligação direta de fios. Há um sistema automático de detecção da tensão que somente ativará a fonte chaveada ao passar de 5,5v, ou seja, caso a expansão seja alimentada com menos de 5,5v (até 5v) a alimentação passará direto para o Raspberry Pi sem regular a tensão. A criação da placa foi feita pela UUGear.

Especificações


- Corrente máxima: 2.6A. O adaptador pogo incluído suporta somente 1A. Correntes acima disso precisarão de um header (não incluso) soldado na placa. A fabricante sugere também a utilização de dissipadores nos componentes L1 e U2 caso for utilizar uma corrente maior que 1.5A (lembrando que o gasto do Raspberry Pi Zero sozinho é bem baixo).
- Eficiência máxima do regulador: 88%
- Entrada de tensão: 5-26v. A entrada entre 5,5v e 7v embora possível não é recomendada pelo fabricante. Ele informa que para o conversor DC-DC funcionar bem (provavelmente esteja falando de eficiência) é necessário uma tensão acima desse intervalo.
- Saída de tensão: 5v (±5%)
- Proteção contra polaridade invertida
- Botão liga/desliga para o Raspberry Pi
- Indicadores LED para notificação
- Peso: 10g sem acessórios
- Dimensões: 65mm x 30mm x 9mm


Atenção: Somente uma entrada de alimentação deverá ser usada ao mesmo tempo.



Abaixo temos a placa, seus espaçadores (com parafusos e porcas) e o adaptador pogo pin. Um detalhe interessante é que esse adaptador pogo pin tem contados dos dois lados, diferente de outras expansões que utilizam eles já soldados em um dos lados.


A placa de acrílico em uma das pontas foi colocada especificamente para evitar que acidentes envolvendo dedos interfiram no processo de conversão DC-DC.


Com um header soldado a placa pode também ser usada em outros modelos do Raspberry Pi.


Um manual completo pode ser encontrado aqui.

A placa está sendo vendida na loja da própria empresa por 350.00 CZK (R$46,03).

Fontes:
http://www.recantha.co.uk/blog/?p=15895
http://www.uugear.com/product/zero2go/

Um comentário:

  1. olá, estou desenvolvendo um equipamento que necessita de uma rampa linear de corrente variando de 0 a 5 volts, qual minha análise deve estabilizar um metal com uma tenão de 0,7mV por 8 segundos e apos isso realizar a rampa linear de tensão até chegar a 3 volts, esse sequencial será programada via Raspberry, você tem algum controlador possível de fazer isso?
    att: Elan Gabriel Forteski

    ResponderExcluir