segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Atenção: Cuidado com adaptadores de GPIO como esse


A ideia de empilhar expansões pode ser interessante, entretanto há uma complexidade para que funcione no mundo real. Uma das necessidades é que as placas sigam padrões, utilizem barramentos com vários canais (I2C por exemplo) ou utilizem GPIOs diferentes. Quando o padrão PiHAT para expansões foi criado, houve uma discussão a cerca desse recurso, mas que foi descartado devido ao aumento da complexidade nas configurações automáticas para os HATs e potencial erro do usuário.

Um adaptador que existe a venda no mercado promete algo parecido. Um header duplo com saída em grau de uma das fileiras permitiria a conexão de outros dispositivos/expansões. Apesar da imagem citar alguns exemplos provavelmente plausíveis (pelo que vi são dispositivos I2C, entretanto não os tenho para testar), a compatibilidade para por aí. Sem a análise prévia de pinos de outras expansões que não as dos exemplos, é bem possível que se tenha problemas.




Utilizar duas expansões nos mesmos pinos sem a análise prévia pode não só causar mal funcionamento delas como também há a possibilidade de danificar o próprio Raspberry Pi. Uma das situações de exemplo seriam duas expansões ultrapassando o máximo de corrente que cada pino suporta (16mA quando programado).

Infelizmente não há qualquer tipo de menção dessas situações pelo vendedor, o que pode induzir os compradores ao erro.

Fonte das imagens: https://www.aliexpress.com/item-img/U-geek-Original-Unassembled-Double-GPIO-Adapter-for-Raspberry-Pi-2-A-B-Zero-Transfer-GPIO/32601511605.html

Um comentário:

  1. Parece-me que a maneira mais fácil de ganhar dinheiro para você agora é apostando em esportes. para isso, você só precisa aprender a analisar as estatísticas dos jogos. para fazer isso, você precisa começar a usar este https://azscore.com.br/bookmakers recurso.

    ResponderExcluir