quarta-feira, 10 de junho de 2015

Recorde de overclock do Raspberry Pi (versão 1) foi quebrado novamente atingindo 1,62Ghz

overclock raspberry pi 1

E mais uma vez o recorde do Raspberry Pi (versão 1) foi quebrado. O recorde anterior era de 1,55Ghz, havia sido utilizado o EVGA EPower para alimentação do vcore e um firmware modificado (pois o original era limitado a 1,50Ghz).

Feito pelo usuário RRainbo, o novo recorde passou despercebido e foi postado pouco tempo depois (setembro de 2014) do anterior no fórum da kingpincooling.com. O recorde chegou em incríveis 1,62Ghz (um marco e tanto pra um processador de 700Mhz). Também houve a utilização de uma fonte externa para a tensão do SoC. Ao contrário da EVGA EPower dessa vez foi utilizado o que ele chama de "Zombie", que nada mais é que a parte de alimentação da placa de vídeo 8800gts (sim, ele cortou a placa).

overclock raspberry pi 1

overclock raspberry pi 1

overclock raspberry pi 1

Dois capacitores próximos ao SoC que não seriam necessários (devido a fonte externa para ele) e o header dos GPIOs foram removidos.

overclock raspberry pi 1

Como refrigeração, foi utilizado uma pastilha peltier além do dissipador e coolers.

overclock raspberry pi 1

RRainbo conta que o máximo de frequência alcançada sem modificação de hardware no Raspberry Pi 1, foi de 1230Mhz resultando de 747.13 pontos ho HWBOT Prime.

Com todas suas modificações o processador chegou a 1620Mhz, utilizando tensão de 2.05v e temperatura de 13°. A pontuação no HWBOT Prime chegou a 849.52!

Fonte: http://kingpincooling.com/forum/showthread.php?t=2888

Nenhum comentário:

Postar um comentário