quinta-feira, 18 de junho de 2015

Indivíduo perde seu Raspberry Pi ligado dentro da própria casa

where is my pi

Já perdeu seu Raspberry Pi ligado dentro da própria casa? Não? Pois alguém conseguiu.

Perder objetos na própria casa é algo bem comum, as vezes procuramos algo por horas e só iremos achar naquele dia que nem lembrávamos mais daquilo. Talvez em um canto até visível e ficaremos indignados por não ter encontrado antes.

Histórias que envolvem o sumiço de computadores ligados não são comuns (tirando dos ladrões que os arrancam ligados). Houve um antigo caso (mas que alguns dizem ser uma lenda) na Universidade da Carolina do Norte (EUA) onde um servidor Novell ficou desaparecido por 4 anos ainda que estivesse online e operante. Ao seguir os cabos de rede descobriram que o servidor estava atrás de uma parede de gesso colocada pelo pessoal da manutenção.

O caso atual foi contado no reddit pelo usuário countkillalot. Fazia meses que ele achava ter perdido um dos seus Raspberry Pi's. Ao criar um script para fazer scan nos dispositivos de sua rede, ele percebeu que o Raspberry Pi perdido estava ativo (existia um dongle wifi no Raspberry Pi). O problema é que ele simplesmente não conseguia achar mesmo depois de checar tomadas e dispositivos com porta USB. Provavelmente cansado de procurar, foi pedir algumas dicas no reddit de como poderia localizar.

As duas idéias principais nos comentários foram: analisar a potência do sinal WiFi e utilizar o PiFm.

A escolhida foi o PiFm em conjunto com seu celular (que contém um receptor FM).

Com o esquema montado, Dean segue em sua procura. Veja abaixo o vídeo que ele gravou.



A placa estava em um espaço entre o frigobar e o fogão. Em conjunto à velhos modens que deveriam ter ido para o lixo segundo ele. Algo que ficou a cargo de outra pessoa.

Obs: O fato do led vermelho estar piscando não quer dizer que a placa não está funcionando, entretanto isso geralmente indica problemas de alimentação, o led pisca quando a tensão da fonte está abaixo de 4,63v.

Verídico ou não, se perderem seus Raspberry Pi's já sabem, PiFm rodando e radinho na mão. Mudar-se para uma mansão menor pode ser uma boa idéia também :)

Fonte: http://www.reddit.com/r/raspberry_pi/comments/2z1a9o/so_i_pinged_my_rpi_i_thought_i_lost_months_ago/

Nenhum comentário:

Postar um comentário