terça-feira, 23 de junho de 2015

MarioPi: Raspberry Pi A+ vira emulador de SNES em boneco do Mario

mario raspberry pi case

Várias adaptações em carcaças de video games antigos já foram feitas para utilizar como case no Raspberry Pi. Inclusive já linkei algumas nos links da semana por aqui.

Utilizando uma versão de brinquedo de um dos personagens mais queridos da história dos video games em seu projeto, strider19 fez com que o Mario virasse sua estação de emulação de NES/SNES e claro utilizando um Raspberry Pi A+.

Ele conta que como a utilização de cases do próprio NES/SNES já era bastante difundida, resolveu partir para outra idéia. Além disso como o aniversário de seu filho estava chegando em alguns meses, acabaria por ser um projeto divertido que seu filho poderia usufruir.

O boneco foi comprado no eBay por cerca de US$13 (R$40,17). Como não era tão grande (9" segundo ele), foi preciso adaptar o Raspberry Pi A+ de diversas formas para caber em seu interior. Primeiramente a idéia era colocar a placa no peito do boneco, entretanto foi verificado que não seria possível mesmo cortando partes "desnecessárias" da placa.

mario raspberry pi case

A boina era então o que aparentava ter espaço suficiente. Ainda assim foi necessário diversas alterações na placa. Os conectores DSI, USB e GPIOs foram removidos da placa. Foram feitos cortes nas laterais e houve a substituição do slot MicroSD da placa por um externo utilizando um cabo extensor com um adaptador de perfil baixo similar a esse para MicroSD. A utilização do extensor é para facilitar o acesso ao cartão caso necessário sem ter que retirar a placa da boina.

modificações raspberry pi a+

modificações raspberry pi a+

boina mario raspberry pi

O conector HDMI permaneceu na placa e houve a utilização de uma extensão HDMI para chegar até o pé do Mario.

mario hdmi

A parte de conexões USB, RCA e P2 (áudio) foi um pouco mais complexa. Foram criadas PCBs onde ele soldou os conectores. Posteriormente os fios das conexões foram soldadas no Raspberry Pi A+.

pcbs para conectores

Na foto abaixo é possível ver ao lado esquerdo a placa já montada com os conectores.

mario case para raspberry pi

No pé esquerdo do mario foi colocado o conector jack de energia. A tensão de entrada é de 12v, internamente há um conversor DC para 5v.

mario case para raspberry pi

Os dois botões decorativos de sua "roupa" foram substituídos por dois botões reais próximos ao design original. Um deles (ligado ao GPIO3) destina-se a ligar/desligar o sistema e o outro (ligado ao GPIO17) ficou com um possível uso de saída do emulador.

mario case para raspberry pi

Os leds de energia (vermelho) e atividade (verde) foram removidos do Raspberry Pi para serem estendidos às mãos do Mario.

mario case para raspberry pi

Segue no vídeo abaixo o projeto finalizado.



Nosso parabéns ao criador pela sua dedicação.

As imagens em alta resolução e maiores detalhes de construção podem ser vistos no álbum de imagens publicado por ele (em inglês).

Fontes:
http://www.reddit.com/r/raspberry_pi/comments/3acaw7/mariopi_a_retropie_emulator_inside_a_9_toy_mario/
http://imgur.com/gallery/Dwz04

Nenhum comentário:

Postar um comentário