segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sensor da câmera oficial foi descontinuado, mas não há motivo para pânico

câmera oficial do raspberry pi

Existe uma quantidade significativa de projetos que utilizam a câmera oficial do Raspberry Pi. Ela utiliza o sensor OV5647 da Omni Vision, que foi descontinuado no ano passado (pois é). Esse sensor foi lançado em fevereiro de 2010, foram cerca de 5 anos em produção. Junto com ele uma grande quantidade de modelos e variantes foram também descontinuados.

A Omni Vision é uma empresa já antiga (1995) especializada em várias linhas de sensores, de baixa à alta resolução. O sensor utilizado na câmera oficial embora com foco fixo (sendo possível alterar manualmente de forma não declarada) é conhecido pela sua qualidade, alguns novos modos (90fps em 640×480 por exemplo) introduzidos no aplicativo pela fundação a fizeram ainda mais útil. Há também uma variante da câmera sem o filtro IR.

Ao que parece ainda existe uma quantidade significativa tanto de câmeras finais disponíveis como de sensores, entretanto é certo que um dia os estoques irão chegar ao fim.

Porque não há motivo para pânico


As pessoas que dependem ou pretendem utilizar a câmera oficial podem se preocupar após saber disso, entretanto haverá solução.

Segundo um dos engenheiros do Raspberry Pi, existem planos de resolver esse problema embora ele não dê muitos detalhes. O que se espera é que o sensor seja substituido por outro com especificações parecidas ou melhores.

Apesar de eu não ter encontrado uma estimativa de quantas câmeras oficiais foram vendidas é bem provável que a quantidade não fosse suficiente para manter uma linha de fabricação do "antigo" sensor mesmo se a fundação tivesse uma grande influência dentro da Omni Vision (como ocorre na broadcom).

Portanto nós não ficaremos reféns de um modelo que foi descontinuado, entretanto caso precise exatamente dessa câmera específica (devido a outras iguais em um projeto ou algum outro motivo) é bom se apressar pois não se sabe até quando durarão os estoques.

Bônus: A câmera do Raspberry Pi é talvez a única parte de hardware (com circuitos) que é pirateada. Devido a simplicidade maior da placa e chips de fornecedores não dedicados há uma quantidade enorme de variações não oficiais no mercado. Contei 12 variações só nessa loja além da original que linkei acima.

Fonte: www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=43&t=106055
Imagem: https://www.raspberrypi.org/products/camera-module/

Nenhum comentário:

Postar um comentário