terça-feira, 5 de abril de 2016

Desenho mecânico e esquemático (reduzido) do Raspberry Pi 3 foram disponibilizados

desenho mecanico raspberry pi 3
Capturado do PDF oficial

A fundação disponibilizou o desenho mecânico e o esquemático reduzido do Raspberry Pi 3 Modelo B. Apesar do form factor do Raspberry Pi 3 ser o mesmo do Raspberry Pi 2 e B+ o novo desenho mecânico integra mais informações de dimensões do que o desenho do B+. O desenho e esquemático reduzido do Raspberry Pi 2 não haviam sido disponibilizados (embora sejam similares ao do B+).

Embora o esquemático disponibilizado para o Raspberry Pi 3 ainda seja reduzido, esse inclui mais diagramas adicionais (como por exemplo do jack TRRS/3.5mm) dos circuitos do que o anterior para o B+. É possível notar que o hold current do polyfuse (MF-MSMF250) de entrada bate com as especificações de consumo máximo teórico do Raspberry Pi 3 de 2,5A (lembrando que você não necessariamente precisa de uma fonte dessa capacidade, isso dependerá do seu consumo).

Esquemático: https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/schematics/RPI-3B-V1_2-SCHEMATIC-REDUCED.pdf
Desenho mecânico: https://www.raspberrypi.org/documentation/hardware/raspberrypi/mechanical/RPI-3B-V1_2.pdf

O desenho mecânico do Raspberry Pi Zero também já estava disponível. Quanto ao esquemático do Zero por enquanto nenhum arquivo foi disponibilizado.

4 comentários:

  1. Até agora nada do Raspberry Pi Zero em lojas chinesas como o Aliexpress. É normal essa demora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso do Raspberry Pi Zero é normal. Eles continuam fabricando (embora estejam dando prioridade para o Raspberry Pi 3), os estoques continuam sendo repostos somente nos revendedores oficiais (pimoroni, thepihut, adafruit, etc) mas acabam rapidamente.

      Excluir
  2. onde achar pra comprar os compotentes separados tipo Processador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente o processador talvez seja a única peça que você não irá encontrar para comprar, principalmente do Raspberry Pi 3 que foi feito exclusivamente para o Raspberry Pi, não há venda do componente até onde se sabe.

      Excluir