quarta-feira, 13 de abril de 2016

Produção do Raspberry Pi Zero está voltando ao normal, mas será suficiente para suprir tanta demanda?

Créditos de imagem: Adafruit

A baixa produção e alta demanda do Raspberry Pi Zero fez com que ele virasse quase um item de colecionador. A falta de estoque fez seu valor de venda disparar principalmente em revendedores não oficiais.

O problema de sua baixa produção foi em parte esclarecido com outro recente lançamento da fundação. A prioridade nas fábricas estavam no Raspberry Pi 3 Modelo B que é encontrado facilmente.

Segundo informações de Eben Upton no fórum do Raspberry Pi, a fábrica de Wales (Sony) voltará a produzir o Raspberry Pi Zero depois de uma pausa para produção do Raspberry Pi 3. 250 mil unidades foram encomendadas e a projeção é de produzir no mínimo 50 mil unidades por mês nesse ano.

"A quick update.

Raspberry PI Zero production is restarting in Wales next Monday after a hiatus to allow us to focus on Raspberry Pi 3 (a million units built and counting :D). We have placed 250ku of new orders, and are aiming to produce at least 50ku/month for the rest of this year. Distribution will continue to be via Pimoroni, Pi Hut, Adafruit and Micro Center for now.

To thank you for your patience, we've taken advantage of the hiatus to add a (much requested) new feature. I'll leave you all to guess what it is (it's not WiFi).
"

Antes a produção do Raspberry Pi Zero estava em 10 mil unidades por semana. Ele conta também que a Sony implementou o teste automatizado para a placa que ajudou a elevar a capacidade de produção.

O Raspberry Pi Zero continuará por enquanto sendo distribuído oficialmente somente para a Pimoroni, Pi Hut, Adafruit e Micro Center. A volta da produção normalizada e maior capacidade irão melhorar a disponibilidade da placa. O que ainda não se sabe é se a produção será suficiente para suprir a alta demanda desse modelo de somente 5 dólares. Seu preço baixo atraiu muita atenção e muitos não querem comprar somente uma unidade mas várias. Esperemos os próximos meses para analisar a situação.

Algo que Eben também cita é que adicionaram um recurso muito requisitado à placa embora não diga exatamente o que é (mas informou não ser Wi-Fi). Façam suas apostas!

Referência: https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=63&t=144165
Imagem do post: http://www.adafruit.com/products/2885

2 comentários:

  1. Bluetooth ou modem 3G/4G. Acho que o bluetooth é mais viável, mas o wifi seria melhor, mas foi descartado.

    ResponderExcluir