segunda-feira, 25 de abril de 2016

Câmera oficial do Raspberry Pi é atualizada com novo sensor de 8MP


Dias atrás falamos sobre a descontinuação do sensor da câmera oficial do Raspberry Pi e porque não havia motivo para pânico.

Como informado anteriormente, o sensor oficial iria ser substituído a qualquer momento por um melhor ou similar.

A fundação Raspberry Pi acaba de anunciar a nova revisão da câmera oficial com seu novo sensor. A revisão anterior utilizava o sensor OV5647 de 5MP da Omni Vision, a nova utiliza um sensor IMX219 de 8 megapixels fabricado pela Sony. A nova revisão também conta com uma versão NoIR.


A nova câmera mantém a mesma furação e tamanho. A diferença fica para os cantos arredondados, seguindo o que é feito nas novas placas da fundação. Outra alteração é a ausência do led vermelho que existia no modelo antigo.

No vídeo abaixo o raspi.tv apresenta uma comparação física com o modelo anterior:



Além de captar imagens à 3280 x 2464, o câmera capta vídeos à 1080p30, 720p60 e 640x480p90. Ainda não foi informado a utilização de outros modos de vídeo. O foco permanece sendo fixo.

Segundo a fundação Raspberry Pi o upgrade não é somente nos pixels. O novo sensor contém uma melhor qualidade de imagem, fidelidade de cor e melhor desempenho com pouca luz.

A câmera oficial é vastamente utilizada em muitos projetos envolvendo captação de vídeo e imagem.

O valor da câmera permanece o mesmo da anterior: US$25 (R$88,78). Ela está disponível por enquanto na RS Components, element14.

Fonte e referências:
https://www.raspberrypi.org/blog/new-8-megapixel-camera-board-sale-25/
http://raspi.tv/2016/new-8-megapixel-raspberry-pi-camera-2-1-launches

Nenhum comentário:

Postar um comentário