quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Raspberry Pi Compute Module irá equipar mini satélite

raspberry pi compute module satelite

É isso mesmo, o Raspberry Pi em forma de módulo lançado ano passado irá equipar dois projetos de cubesat, o STRaND2 e o AAReST.

Chris Bridges está desenvolvendo um dos computadores de bordo dos nano satélites, o projeto é liderado pelo professor Craig Underwood no Surrey Space Centre em conjunto com a CalTech e o Laboratório De Propulsão a Jato da NASA.

O processamento do Raspberry Pi será utilizado para processar os sistemas LIDAR em conjunto com o Kinect. O sistema fará a detecção de aproximação e experimentos de acoplagem.

cubesat

Um dos detalhes que geralmente envolvem os cubesats é em relação ao custo. Enquanto alguns já utilizaram inclusive celulares, esses utilizarão Raspberry Pi's que foram doados pela Fundação.

Na foto abaixo é possível ver um dos protótipos de teste do sistema de detecção que ainda era equipado por um Raspberry Pi Modelo B.

cubesat raspberry pi modelo b

No vídeo abaixo em outro protótipo em testes do sistema de detecção, agora utilizando um Raspberry Pi B+.



Falando novamente sobre custos, alguns satélites utilizam sistemas/chips protegidos contra radiação vinda do espaço, essa que pode alterar o estado de transistors causando um mal funcionamento do chip. Esse tipo de solução tem um custo bem alto, portanto acaba sendo descartada em cubesats.

Uma das formas de assegurar o melhor funcionamento do nano satélite é a utilização de redundância. Isso é utilizado mesmo em sistemas mais caros. Para reduzir o tamanho assim como criar um sistema de redundância foi criada uma placa (primeira imagem do post) onde há slots para dois Raspberry Pi Compute Module. A placa também inclui um microcontrolador MSP430 responsável por funcionalidades de baixo consumo.

O cubesat AAReST está planejado para ser lançado em 2018. Com missões como o Astro Pi e sua utilização em nano satélites o Raspberry Pi continua conquistando seu lugar não somente em diversos locais aqui na Terra, mas também no espaço.

Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/compute-module-cubesats/

Nenhum comentário:

Postar um comentário