segunda-feira, 7 de abril de 2014

Raspberry Pi Foundation lança nova placa baseada em módulo

Nossa brincadeira de primeiro de abril pareceu até uma visão do futuro, mas em diferentes focos e especificações. A fundação Raspberry Pi acaba de lançar duas novas placas "Raspberry Pi Compute Module" que se trata um módulo e a "Raspberry Pi Compute Motherboard" que se trata de uma placa mãe para esse módulo.
A nova placa é baseada no SoC do Raspberry Pi mas focada no uso industrial ao invés do educacional.

Raspberry Pi Compute Module
Raspberry Pi Compute Module

O módulo de 67.6x30mm é composto de um BCM2835 e 512MB de RAM, o mesmo do Raspberry Pi original, além de uma memória flash de 4GB eMMC. O encaixe é do padrao DDR2 SODIMM o mesmo usado em notebooks.( mas a fundação alerta, não tentem conectar a um notebook, os pinos são diferentes ). Como sistema operacional você poderá rodar o Raspbian ou outro sistema compatível com o Raspberry Pi já que se trata do mesmo SoC.



Comparação com o Raspberry Pi
Comparação com o Raspberry Pi


A fundação informa que o módulo foi desenvolvido primeiramente para quem queira criar e utilizá-lo em sua própria PCB, entretanto eles também estão lançando uma "placa mãe" para ela, com diversos GPIOs que veremos abaixo.


Placa sem e com o módulo
Placa sem e com o módulo


Especificações
Especificações

Existem 2 bancos cada um contendo 60 pinos totalizando 120 pinos, desses existem 46 GPIOs.

A placa também é composta de um microusb para energia assim como o Raspberry Pi original, um USB, duas portas CSI, duas DSI e uma HDMI.

Quanto as portas CSI e DSI isso significa em teoria que será possível conectar 2 câmeras e 2 displays( além do hdmi ) futuramente. Levando isso em conta e a quantidade de GPIOs, possibilitará uma enorme variedade de testes e usos a um custo relativamente baixo de modo rápido e fácil antes mesmo de você pensar em desenvolver uma placa própria para o módulo.

A fundação informa que inicialmente o módulo e placa de IO estarão disponíveis para compra em junho como um kit de nome "Raspberry Pi Compute Module Development Kit", que sairá por volta de $30 doláres cada unidade em um lote de 100. Será possível comprar somente um item, mas o preço será um pouco maior e ainda não informaram o valor.

Abaixo segue um vídeo da placa em funcionamento.




A fundação também já liberou o esquemático de ambas as placas:
http://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2014/04/RPI-CM-V1_1-SCHEMATIC.pdf
http://www.raspberrypi.org/wp-content/uploads/2014/04/RPI-CMIO-V1_2-SCHEMATIC.pdf


Referências:
http://www.raspberrypi.org/raspberry-pi-compute-module-new-product/
http://www.element14.com/community/community/raspberry-pi/blog/2014/04/07/draft-raspberry-pi-compute-module?CMP=SOM-RASPI-COMPUTE-TW

Está gostando do blog? Ajude-nos a divulgar e curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter.


Um comentário: