segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto PiPhone: O smartphone feito com Raspberry Pi


Hoje uma boa parte da população possui um smartphone, mas são raros os que montam o seu próprio aparelho e foi exatamente o que David Hunt fez. Utilizando um Raspberry Pi, módulos como GSM e nenhuma solda, ele montou seu próprio smartphone, o PiPhone, seu projeto pode até não ter sido barato( US$158 ), mas qualquer outro smartphone pronto não superaria a diversão de sua criação.


Módulo GSM e Regulador DC-DC

O PiPhone conta com uma tela da Adafruit de 2.8" touchscreen e resolução 320x240. Para comunicação ele faz uso de um módulo SIM900 GSM que naturalmente é preciso inserir um chip de válido de alguma operadora, esse módulo é conectado via UART( a mesma que utilizamos no nosso tutorial de transmissão entre Raspberry Pi e Arduino a 433Mhz ).





Para alimentação foi utilizado uma bateria LiPo de 2500mAh, entretanto como nessa bateria a tensão é de 3,7v, David precisou utilizar um regulador DC-DC para elevar a tensão aos 5v que o Raspberry Pi precisa.


Uma observação que ele faz é que sua criação tem um pequeno problema de aquecimento perto de onde fica o SoC(CPU+GPU), após algum tempo ligado.
Na parte de programação David utilizou Python e criou a própria interface para a tela touchscreen.
A utilização do módulo permitiria também o envio de SMS, entretanto ao que parece essa parte ainda não foi programada.
Infelizmente David não liberou o código fonte, entretanto ele disse que irá liberar ainda essa semana.

Abaixo podemos ver o PiPhone em funcionamento, fazendo uma ligação real.



Como dito o custo certamente não é pouco, sendo o módulo GSM o mais caro de todos custando $48. Mas a idéia de ter um smartphone montado pelas suas próprias mãos certamente deve ser algo que a compra de um smartphone não irá satisfazer.

Atualização: Como prometido, David liberou o código fonte no github:
https://github.com/climberhunt/PiPhone

Fontes:

Um comentário:

  1. Amigos, eu aconselho comprar um smartphone normal e não se incomodar com a notícia, se você não tem dinheiro, então eu aconselho a prestar a sua atenção aqui é o lugar https://onlinecasinos77portugal.com/ , porque aqui eu sempre consigo resolver os problemas com o dinheiro

    ResponderExcluir