quarta-feira, 23 de abril de 2014

Raspberry Pi, kickstarter e a placa de expansão HDMI que não deu certo



Já postei sobre alguns projetos no kickstarter relacionados ao Raspberry Pi, sempre gosto de publicar sobre eles não só pela questão informativa, mas também para ajudar na divulgação de bons projetos que as vezes não seriam viáveis sem crowdfunding

Um dos próximos projetos que iria falar sobre era relacionado a uma placa de expansão que prometia trazer entradas HDMI para o Raspberry Pi e permitir a captura de vídeo por essa conexão.

A placa continha uma entrada e saída HDMI e também entrada e saída P2 de áudio. A idéia era passar o dados de vídeo pela interface CSI utilizada pela câmera, só que foi aí que tudo veio por água abaixo.

Na foto abaixo retirada do kickstarter podemos ver que o sistema está em loop, utilizando a propria entrada e saída do protótipo.


Sistema em loop
Sistema em loop

O criador diz isso na própria legenda da imagem "Now the debugging can proceed with the MIPI to CSI interface." que ele quer dizer que agora ele pode proceder com o debug para comunicação com a interface CSI. Até então nada de tão anormal para quem apostava no projeto, eles já tinham uma placa protótipo e vindo de uma empresa que já trabalhava com vídeo tudo parecia que iria correr bem. Um tempo após fundar o projeto no kickstarter, o criador percebeu que não iria poder passar o vídeo descomprimido do HDMI para o CSI, por que? A justificativa dada por ele diz que o problema é que a interface do SoC conectada ao CSI foi feita justamente para o sensor da câmera e ela envia dados do vídeo ainda não processados, diferente do stream recebido por ele via HDMI, que segundo ele já contem a imagem pré processada "limpa". Talvez fosse possível? Talvez, vemos vários tipos de hacks e gambiarras por aí, só que de modo comum ele não iria conseguir e prontamente cancelou o projeto, dando explicações e a seguinte imagem aparecia avisando para ninguém mais apostar no projeto.


Certamente deve ter sido bem frustrante após todo tempo, desenvolvimento e dinheiro gasto( com os protótipos por exemplo ), mas ele foi honesto nesse ponto e o projeto realmente não atingiu a meta do kickstarter.

Nas explicações ele traz um plano B com algumas opções, entre elas a melhor proposta é a de um módulo na saída HDMI da expansão, que contém um chip de encoding que comprimiria o vídeo e passaria via USB.

Segunda geração

Há planos para uma nova campanha para esse novo projeto e publicarei assim que for fundado. Apesar da confiança um pouco abalada acredito que os envolvidos merecem outra chance e espero que tudo corra bem no novo projeto, assim poderemos ter essa opção de captura de vídeo por HDMI no Raspberry Pi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário