quinta-feira, 10 de abril de 2014

Conseguindo um gpio a mais no seu Raspberry Pi

As possibilidades de hacks/mods no raspberry pi não são poucas, uma das mais loucas inclusive eu publiquei aqui Japonês passa dos limites e cria Raspberry Pi exótico e apesar de nossas placas não contarem com tantos gpios utilizáveis como o novo Raspberry Pi é possível aumentar a quantidade deles de algumas formas, algumas mais "fáceis", outras bem difíceis, uma delas que estarei apresentando agora consiste no fato de que o trigger do cartão SD não é necessário para se dar boot, algo que já citei anteriormente. Sendo ligado ao GPIO47 e GND é possível utilizá-lo como um GPIO a mais, soldando fios nos pinos demonstrados abaixo.


Trigger do slot sd
Trigger do slot sd



No esquemático podemos ver que a ligação se trata mesmo do GPIO47.

Esquemático Raspberry Pi
Esquemático Raspberry Pi

No meu caso como é somente para demonstração, só dei um jeito de conseguir contato para ligar a um led.

Contato na base da gambiarra
Contato na base da gambiarra, não tentem fazer isso!

Led + resistor 1k
Led + resistor 1k





É claro que quem for fazer algo do tipo certamente precisará eliminar o trigger ou modificar de forma que ele não feche ao colocar o cartão sd.

É possível ir além? Sim, nessa wiki podemos ver as sugestões de outros possíveis gpios que podem ser reutilizados, como por exemplo do CSI( conector da câmera ) quando não estiver em uso, entre vários outros. Mas algo que eu a muito tempo estou com a idéia de tentar é a utilização de alguma forma de alguns gpios do chip LAN que nem estão mapeados na placa, isso claramente envolveria modificar o driver do chip, pois pelo pouco que verifiquei ele não dá esse suporte.


Chip LAN9512
Chip LAN9512

Podemos ver que diferente do trigger, soldar um fio no pino do chip lan não parece trivial para qualquer um, pois os pinos são realmente finos.

Está gostando do blog? Ajude-nos a divulgar e curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário