quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Rpitx: Indo das transmissões FM à flexibilidade dos SDRs

Transmissão SSTV
Transmissão SSTV

O PiFm veio anos atrás como um programa curioso para muitos. A capacidade de poder emitir transmissões FM somente com o Raspberry Pi era algo até então incrível para alguns.

O projeto PiFm assim como derivados e similares para outros tipos de modulações (SSB, SSTV, OOK, etc) é ainda polêmico e alvo de críticas.

O assunto inclusive é atualmente proibido no fórum oficial do Raspberry pi, tendo tópicos bloqueados e até excluídos. A questão principal vem por alguns fatores, a quantidade de ruído e harmônicas geradas interferem em diversos sinais a sua volta e a ilegalidade de transmitir nessas frequências (dependendo da potência) sem uma licença. Nós demonstramos essas interferências no final do post Raspberry Pi como gerador de sinais.

O Rpitx é uma junção de alguns projetos e desenvolvimento próprio. Criado pelo radioamador Evariste Courjaud, o rpitx é alimentado com arquivos IQ ou FT, o que abre a possibilidade de transmitir em várias outras modulações. Esse formato IQ pode ser gerado pelo GNU Radio e alguns outros softwares de captura. Algumas das ferramentas de exemplo inclusas geram IQ enquanto outras FT para FM, AM, SSB, SSTV e FSQ.

O software utiliza o GPIO18 e é suportado no Raspberry Pi B, B+ e 2B (provavelmente também no A+ apesar dele não ter mencionado).

No vídeo abaixo Evariste demonstra a utilização do rpitx, o sinal do transmissor de uma campainha foi previamente gravado com um SDR para um arquivo IQ. O arquivo foi então passado ao rpitx para transmitir o mesmo sinal capturado. No final a campainha reconhece normalmente o sinal.



Temos então a flexibilidade de um tx SDR no Raspberry Pi sem hardware adicional.

No github é possível encontrar o código opensource do programa (ainda em desenvolvimento é claro) e exemplos de utilização: https://github.com/F5OEO/rpitx

Quanto a sua utilização, assim como outras ferramentas para fins parecidos, recomendo ao realizar testes não colocar antenas e estar a par das frequências e potências máximas permitidas sem licença. As harmônicas e ruídos sempre estarão presentes ao menos que se minimize com filtros.

Fontes: http://www.rtl-sdr.com/transmitting-fm-am-ssb-sstv-and-fsq-with-just-a-raspberry-pi/
https://github.com/F5OEO/rpitx

2 comentários:

  1. Boa tarde. Ajude-me a encontrar um site onde eu possa assistir a eventos esportivos ao vivo. Se você tiver a oportunidade, por favor me responda o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  2. Conheço um site muito bom onde você pode assistir a vários eventos esportivos online. Se você estiver interessado, você pode ir para a página https://fscore.com.br. Você também pode ver as estatísticas esportivas neste site se estiver interessado. Tudo de bom.

    ResponderExcluir