segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Raspberry Pi 2 é lançado com o dobro de ram( 1GB ), 4 núcleos à 900Mhz, mesmo valor e suportando Windows

Raspberry Pi 2
Raspberry Pi 2

A Fundação Raspberry Pi acaba de pregar uma surpresa a todos. Apesar de terem dito para não esperar um novo Raspberry Pi tão cedo, hoje foi lançado o Raspberry Pi 2, o sucessor do já consolidado Raspberry Pi que dominou o mercado.

O que muda no novo modelo?


O divisor de águas em relação ao Raspberry Pi B+ e anteriores está em uma característica que vem sendo requisitada à muito por várias pessoas: upgrade no processador e também na memória ram. A placa e demais periféricos é basicamente similar ao Raspberry Pi B+.

- A 900MHz quad-core ARM Cortex-A7 CPU (~6x mais desempenho )
- 1GB LPDDR2 SDRAM ( o dobro de memória )
- Mesmo form factor do Raspberry Pi B+

O processador agora conta com instruções da arquitetura ARMv7, o que irá permitir a execução de diversos sistemas compatíveis com essa arquitetura, inclusive o Microsoft Windows 10. O processador das antigas versões eram da arquitetura ARMv6, algo também criticado por alguns por ser uma arquitetura já bem antiga.


O novo SoC BCM2836

 

O velho guerreiro BCM2835 das versões antigas lutou o quanto pode. Não  sendo mais uma opção viável para uma nova versão, seu processador integrado de 700Mhz fez o que pode. Otimizações foram feitas por parte de diversas pessoas para diversos aplicativos, como o navegador Epiphany e inclusive com gastos da própria fundação para otimizações de software.

Com a necessidade de um processador bem mais rápido e atual mas sem que fosse necessário jogar fora todo legado relacionado ao Raspberry Pi, nasceu o novo SoC da Broadcom, o BCM2836. Ele conta com todas as características do antigo BCM2835, mas com um novo processador ARM Cortex-A7 quad-core de 900Mhz. A GPU permanece a mesma.

Segue abaixo o vídeo da fase de testes do novo SoC.




Ao contrário das placas antigas, não é mais utilizado o esquema PoP, onde a memória ram era soldada por cima do SoC. Agora a memória fica na parte de baixo da placa.

Raspberry Pi 2
Raspberry Pi 2, créditos: raspi.tv

No vídeo de apresentação feito pelo pessoal do raspi.tv é possível ver a diferença no desempenho da nova placa:



 

Windows 10 no Raspberry Pi 2


Muitos riam quando alguém perguntava se era possível rodar o Windows no Raspberry Pi, agora não mais, após trabalhar em conjunto com a Microsoft nos últimos 6 meses, o Windows 10 poderá ser utilizado como sistema para o Raspberry Pi 2. Essa versão para a nova placa será disponibilizada de forma gratuita, entretanto suspeito que haverá alguma cláusula proibindo o uso comercial. Ainda é necessário aguardar, essa versão por enquanto ainda não está disponível.

Apesar de eu não ser tão adepto ao Windows, vejo que não deixa de ser um marco importante para a plataforma, que pode ser utilizada também em situações e projetos específicos que necessitarem do Windows.


O que acontecerá com os modelos antigos?


Os antigos modelos Raspberry Pi modelo B, modelo B+ e A+ continuarão a ser comercializados enquanto houver demanda( e há ), então ainda não é preciso preocupação para aqueles que por algum motivo precisam de outro modelo.

Uma versão do novo Raspberry Pi 2 no estilo Raspberry Pi A+ com os upgrades citados ainda não será lançada até o fim de 2015 segundo a fundação, mas há de se entender que está em desenvolvimento.

O Raspberry Pi compute module também ganhará uma versão com o novo upgrade, entretanto ainda sem data definida.
 

Onde posso comprar o Raspberry Pi 2 e qual o valor?


O valor do Raspberry Pi 2 permanece o mesmo, $35 oficialmente. Está disponível para compra nos fornecedores oficiais element14, RS Components e também em lojas como a Modmypi que entrega em várias partes do mundo. Em breve deve aparecer em lojas nacionais e nos já famosos sites da china como DealExtreme e Aliexpress.


Fontes e referências:
http://www.raspberrypi.org/raspberry-pi-2-on-sale/
http://raspi.tv/2015/raspberry-pi-2-the-new-quad-core-a7-pi2


2 comentários:

  1. Muito bom. Pena que vai chegar aqui no Huezil por R$ 399,99 :)
    Vou esperar a poeira baixar e tentar importar o meu.

    ResponderExcluir
  2. Agora sim, dá para trabalhar mais folgado com meu Tiny Core, vamos ver como o Pi2 se comporta com alguns distro armv7.

    ResponderExcluir