quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Jabuti Edu: Robótica educacional no Brasil com Raspberry Pi


O Jabuti Edu é um projeto brasileiro de Robótica Educacional Livre que utiliza Raspberry Pi como base para sua construção.
A meta do projeto é desenvolver uma plataforma que seja simples e ao mesmo tempo barata para o ensino de robótica à crianças e adolescentes.

Com a falta de projetos educacionais utilizando o Raspberry Pi no Brasil, o Jabuti Edu entra nesse restrito clube no país.

O Raspberry Pi é montado em um carrinho em forma de jabuti, em conjunto com placa wifi, dois motores, ponte-h, bateria li-po e circuitos auxiliares de energia.

Créditos: jabutiedu.org

Na parte de software, o Raspberry Pi roda Debian, em conjunto com servidor web, mysql. Um sistema de gerenciamento de aulas em PHP faz com que professores proponham problemas para que alunos possam resolver e como resultado final movimentar o robô.

Créditos: jabutiedu.org

Segue um vídeo dos testes no Jabuti Edu:



O projeto, tem como um de seus gerentes Daniel Basconcello Filho do www.robotizando.com.br, mas é desenvolvido de forma colaborativa por 14 membros.  Foi apresentado na Latinoware 2014, como forma de ensino para matemática, física e lógica.


Em entrevista dada ao Porvir durante a Campus Party Brasil, é informado que o projeto piloto já está em execução.

"Os primeiros exemplares já começaram a entrar em escolas particulares de Porto Alegre e da rede municipal de Cascavel, no Paraná, em projeto piloto. Para formação de professores, a comunidade Jabuti Edu tem preparado video aulas e aposta no compartilhamento de experiências em seu site para que novos animais entrem em mais salas de aula e FabLabs pelo país. "

Em seu site oficial, existe um guia de construção do Jabuti Edu, embora ainda incompleto e também esquemas da ponte-H.

O desenvolvimento do projeto utiliza em sua grande parte tecnologias livres, tanto de software como hardware( salvo o Raspberry Pi e excessões que não são openhardware ).

Os softwares estarão disponíveis no github: https://github.com/jabutiedu

Apesar de ainda ter muito que desenvolver, o Jabuti Edu já dá o ar de estar fazendo alguma diferença, sendo um ótimo exemplo de aplicação educacional com Raspberry Pi e Software Livre. Parabéns a todos os envolvidos!

Fontes e referências:
http://jabutiedu.org
http://porvir.org/porfazer/robo-jabuti-leva-programacao-jogos-escolas/20150205
http://pt.slideshare.net/profakarenborges/uso-da-jabuti-edu-para-o-aprendizado-de-matemtica-fsica-e-logica

Nenhum comentário:

Postar um comentário