quarta-feira, 25 de junho de 2014

O Raspberry Pi é open hardware? Resposta curta: NÃO!


Tenho visto diversos equívocos ao longo do tempo de pessoas citando que o Raspberry Pi é open hardware/hardware livre. Sites grandes, pequenos, nacionais e estrangeiros fazendo citações do tipo enquanto alguns poucos realmente citam o correto.

O Raspberry Pi não é open hardware e eu não sei exatamente de onde retiraram essa idéia. Talvez o fato da forte influência em torno da comunidade opensource/openhardware e a utilização de software livre tenha desencadeado isso.


Vejamos o que temos hoje de "open" no hardware do Raspberry Pi:

1- Esquemático do circuito
2- Imagem do Gerber file

E mais nada, não há os projetos da PCB por exemplo. Mas não só isso bastaria, mesmo que fossem liberados os projetos de PCB, sem uma licença aberta não adiantaria muito, todos os direitos da placa são da Fundação Raspberry Pi ( Isso é algo como a confusão do código estar aberto vs ser software livre que muitos fazem ). Se fossem liberados com uma licença que condiz com essa realidade, somente a placa e esquemas entrariam na dança, a placa em si se tornaria open hardware, mas o chip da SMSC ( Que hoje pertence a Microchip ) e o SoC da Broadcom são fechados. O que existem são datasheets e a documentação e código da stack gráfica que foi a pouco tempo liberada.

Algo similar acontece com placas como o Arduino, que apesar de serem open hardware, com arquivos de design da PCB e outros liberados na licença Creative Commons Attribution Share-Alike, o chip( ou os chips dependendo da placa ) da Atmel que o acompanha não é aberto( Existirem projetos abertos em VHDL no opencore.org compatíveis com as instruções AVR desses chips ).

A placa do Raspberry Pi dificilmente um dia se tornará open hardware, o foco da fundação nunca foi esse, mas para quem quer estudar o hardware do Raspberry Pi ainda tem a vantagem de se ter os esquemáticos disponíveis, algo que tornou possível a criação do raspmap.everpi.net. Infelizmente o esquemático da câmera ainda não está disponível.

Mesmo na parte de software, engana-se quem pensa que todo software no Raspberry Pi é aberto, o firmware carregado no boot por exemplo é totalmente fechado.

Mesmo sem um projeto open hardware o Raspberry Pi e sua comunidade tem ajudado muito a difundir o código aberto de diversas formas e a influência da fundação conseguiu a liberação do código da stack gráfica citado acima na licença BSD.

Espero que eu tenha esclarecido essa questão.

Fonte do logo: http://oshwlogo.com/

2 comentários:

  1. Existe algum projeto "mais" open hardware que o Raspberry PI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um exemplo que está tendo uma adoção razoável é a Beagle Bone Black http://beagleboard.org/black

      Excluir