quarta-feira, 18 de junho de 2014

[LINK] Media center com Raspberry Pi e download automático



Já postei aqui um link de um guia de media centers para Raspberry Pi. Esse post feito por Marco Gomes também é bem detalhado, explica como fazer um media center com Raspberry Pi e download automático.

Boa leitura: http://marcogomes.com/blog/2014/como-usar-o-raspberry-pi-para-ver-filmes-e-series-em-pt-br-na-sua-tv-com-download-automatico-de-lancamentos-em-full-hd/

Abaixo as observações que comentei no post dele.

- Para executar alguns codecs via hardware como mpeg2 e vc1 é preciso comprar uma licença que ativa essa feature na gpu, isso não é em si tanto um problema visto que grande parte dos vídeos hoje estão em h264.


- Fez bem em citar a questão dos HDs vs Raspberry Pi, isso se estende a alguns outros dispositivos também, certos dongles wifi de alto consumo etc. Lembrando que alguns utilizam os próprios HUBs para energizar o Raspberry Pi ( pela própria porta usb comum ), isso só funciona na revisão 2.0 da placa. Outro problema em relação a isso está no fato de energizar o rpi com uma fonte comum e ligar ao hub que faz backpower ( energiza o raspberry pi pela usb ) ao mesmo tempo, existem relatos de instabilidades e alguns casos em que o pessoal corta a parte de energia do hub->rasp ( no caso só o VCC, é preciso o GND para referência ) para não se ter problemas. No caso dos que quiserem utilizar o próprio hub do rpi como fonte, tem que se lembrar que muito dos hubs só fornecem 500mA por porta, além de que isso passa por cima do polyfuse de entrada(ver abaixo), então ao usar hubs é bom dar uma pesquisada boa no que vai te atender, existe até um hub próprio feito para rpi chamado pihub que dispensa você de qualquer problema. Aos que mexem um pouco com eletrônica como eu, não precisam necessariamente de um hub, podem fazer uma extensão usb com fonte parecida com essa: http://blog.everpi.net/2013/12/raspberry-pi-projetos-extensao-usb-com-fonte.html

- Em “adaptador de energia para seu Raspbery Pi (recomenda-se 1 ampere ou mais)” na realidade em teoria nem 1A seria preciso, no caso de fontes de mais amperes o Raspberry Pi jamais vai conseguir puxar essa corrente porque existe um polyfuse na entrada da placa, ele funciona como proteção e jamais vai deixar passar mais do que 1.1A ( máximos, porque o polyfuse “abre” entre 750mA e 1.1A ), ou seja, o normal de operação de consumo do rpi é de 750mA para baixo, não mais que isso. Vejo pessoas gastarem mais em fontes de mais amperes sem necessidade, 1A está de bom tamanho.
- Fez bem na escolha do cartão sd, eu geralmente recomendo somente sandisk original, eu já tive problemas mais de uma vez com cartões fuleiros/falsos.

- No caso do backup poderia até ser feito em um hd externo diretamente do rpi, se tiver, a questão é que não é algo trivial, pois para se fazer utilizando dd é preciso colocar as partições em readonly para não se ter problemas, para fazer isso com o sistema funcionando só utilizando magic sysrq do kernel para “forçar” isso, existem alguns problemas como processos dando bug na hora, mas é uma opção, entretanto nunca tentei algo do tipo no raspbmc/rpi, só em desks comuns.

- E quanto ao consumo, isso é variável, em geral o consumo é menor que isso. E quando desligado, em modo de baixo consumo ( meio que um standby ) ele é cerca de 110mA(0,56W).

Nenhum comentário:

Postar um comentário