sexta-feira, 20 de junho de 2014

Apple II Pi faz a integração entre um Apple II e Raspberry Pi


O Apple II lançado no ano de 1977 teve e ainda tem seus momentos de fama. Hoje muitos que sequer chegaram a conhecer computadores tão antigos como esse reconhecem esse nome. Enquanto alguns estão simplesmente utilizando cases do Apple II e ou emulando seu sistema no Raspberry Pi, outros levam essa máquina de diferença computacional aos novos tempos à outro patamar.


A idéia do Apple II Pi de Dave Schmenk é a integração de um legítimo Apple II com um Raspberry Pi, criando um computador híbrido combinando o hardware do Apple II com as capacidades do Raspberry Pi.

O sistema utiliza uma placa que serve como conversora TTL->RS232 , ela é conectada a interface do Super Serial Card no Apple II. Além disso é preciso uma combinação de software que foi programado para Apple II e outro para rodar no Raspberry Pi.



Raspberry Pi integrado ao Apple II
Raspberry Pi integrado ao Apple II

A fonte de energia vem do próprio Apple II que passa também pela placa adaptadora até o Raspberry Pi.

O protocolo desenvolvido permite o Apple II se comunicar a uma velocidade de 115K baud, enviando eventos de teclado e mouse para o Raspberry Pi.

Com o Apple II Pi e os softwares desenvolvidos é possível que aplicativos e drivers no Linux rodando no RPI acessem a memória do Apple II.

Como exemplo, fazendo o uso do emulador de Apple II GSport, ele pode ter acesso aos periféricos reais do Apple II. A exemplo do vídeo abaixo com o emulador acessando o drive de disquetes real do Apple II.



O código do Apple II Pi é liberado como opensource em https://github.com/dschmenk/apple2pi

E foi disponibilizado também um manual de uso: http://schmenk.is-a-geek.com/tarfiles/UserManual.pdf

A placa que estava à venda no site indicado pelo autor, custava US$ 69,99, hoje sem estoque. O valor é um tanto alto, mas um Apple II usado também não é barato podendo chegar a centenas de dólares.

Fonte: http://schmenk.is-a-geek.com/wordpress/?cat=10

Um comentário:

  1. 친구,성기에 대한 문제 해결을 시작할까요? 다음 시간 당신이 지불하는 귀하의 관심을 이 사이트 https://koreapills.com/ 때문에,여기에 당신이 구입할 수 있는 매우 좋은 약을 도울 수 있는 구성원

    ResponderExcluir