terça-feira, 28 de março de 2017

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 6 - Versão 3 Modelo B

consumo do raspberry pi 3

Com um processador mais potente com clock maior, além de Wi-Fi e Bluetooth o consumo do Raspberry Pi 3 tende a ser maior.

Nossos posts sobre consumo de energia do Raspberry Pi tem sido a série mais extensa do blog até agora. Já passamos por 5 partes sobre o consumo que podem ser lidas nos seguintes links: 

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 1

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 2

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 3 - Modelo B+

Consumo do Raspberry Pi parte 4 - Modelo A+ o campeão da economia

Consumo de energia do Raspberry Pi parte 5 - Versão 2 Modelo B

Se ainda não possui a placa, veja nossas dicas de onde e como comprar o Raspberry Pi 3 Modelo B.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Ratherboard: Placa mãe de classe industrial para Raspberry Pi

Ratherboard

A Ratherboard é uma placa que em conjunto com o Raspberry Pi se torna poderosa. Definida como de classe industrial, traz consigo diversos recursos para criação de projetos de automação, monitoramento entre outros. A placa contém um case e conectores à prova de poeira e água (submerso até 1 metro) tornando-se já de fábrica uma opção para situações em ambientes críticos.

Jogando Mario Kart com seu próprio carro utilizando o Raspberry Pi e um Notebook

Imagem retirada do vídeo

Jogar dentro do carro já se tornou algo comum. Mas que tal utilizar o próprio volante e acelerador do carro para jogar?!

Foi exatamente o que o filho de Gordon Hlavenka fez em seu carro Chevolet Volt utilizando o sistema de dados ODB2. Em 2014 publicamos sobre a aquisição de dados via ODB por Paul para exibição dos mesmos em uma tela. A aquisição dessa vez é similar, embora com outro propósito.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Crystal Signal Pi: Expansão para notificação luminosa

Crystal Signal Pi

A Crystal Signal Pi é uma expansão engraçada, sua função é tornar o Raspberry Pi um dispositivo de notificação.

Criada por Tobias Kuhn, ela nasceu como um projeto no hackaday.io. A ideia veio porque Tobias trabalha em uma companhia com alguns servidores e precisava sinalizar erros ou outras situações de emergência.

A ideia veio para substituir um produto já existente, vendido no Japão chamado "keiko-chan", entretanto segundo ele, seu problema é o valor, um sinalizador de US$500 (R$1546,77), vide foto abaixo.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Você sabia que 8 Raspberry Pi's 3 já hospedaram o site da Fundação Raspberry Pi?


Qual a melhor forma de mostrar do que seu produto é capaz? Colocando-o à  prova.

Se tratando do uso do Raspberry Pi como servidor, a fundação utilizou primeiramente como teste o Raspberry Pi 2 e 3 Modelo B no dia do lançamento. O Raspberry Pi 2 geriu 3% do tráfego e o 3 ficou com 5% (lembrando que estamos falando aqui de um tráfego monstruoso, que em dia de lançamento se multiplica de forma surreal). Testes anteriores foram feitos para os Raspberry Pi's gerirem 25% do tráfego em dias normais, que foram um sucesso.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Eben Upton diz ao ITPro que há um longo caminho até o Raspberry Pi 4


Apesar desse blog ter se iniciado em 2013, acompanho o Raspberry Pi desde o início lá pelo ano de 2011, inclusive meu primeiro modelo, comprado em 2012, um Raspberry Pi Modelo B primeira revisão já rodava 24h por dia como servidor antes mesmo de sequer pensar em escrever sobre isso.

O Raspberry Pi foi de fato uma revolução, em uma época que placas do tipo custavam muitas centenas de reais, trouxe uma grande euforia na comunidade maker mesmo antes de seu lançamento.

terça-feira, 14 de março de 2017

Matrix Voice: Expansão para reconhecimento de voz


Alguém se lembra do MATRIX creator? A expansão MATRIX Voice é uma expansão focada em reconhecimento de voz, dos mesmos criadores da creator e baseada em seu formato.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Raspberry Pi Zero W: Modificação adiciona antena externa para melhorar o sinal do Wi-Fi

Créditos: Canal Seytonic

Como a maioria sabe, o primeiro modelo do Raspberry Pi a apresentar conectividade nativa à Wi-Fi e Bluetooth foi o Raspberry Pi 3 Modelo B. Na época pós lançamento, já se aproveitavam da possibilidade de modificações trazendo uma antena externa, como apresentado nesse post do ano passado trazendo melhorias no sinal.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Lançada 55ª edição da revista The MagPi

A já conhecida revista em inglês The MagPi traz os mais variados artigos e projetos sobre o Raspberry Pi. Ela começou com uma ideia em fóruns e já está na estrada desde Maio de 2012 quando teve sua primeira edição publicada. Atualmente ela é a revista oficial do Raspberry Pi.

magpi 55
The MagPi 55ª edição