segunda-feira, 27 de março de 2017

Jogando Mario Kart com seu próprio carro utilizando o Raspberry Pi e um Notebook

Imagem retirada do vídeo

Jogar dentro do carro já se tornou algo comum. Mas que tal utilizar o próprio volante e acelerador do carro para jogar?!

Foi exatamente o que o filho de Gordon Hlavenka fez em seu carro Chevolet Volt utilizando o sistema de dados ODB2. Em 2014 publicamos sobre a aquisição de dados via ODB por Paul para exibição dos mesmos em uma tela. A aquisição dessa vez é similar, embora com outro propósito.

O Raspberry Pi atua na aquisição de dados utilizando um shield CANbus ligado por um cabo à porta ODB2 do carro. Um software mapeia as posições do volante, marchas, acelerador, freio, etc e repassa para o notebook rodando um emulador do N64 com Mario Kart.

Primeiramente seu filho em conjunto com um amigo fez o sistema funcionar em uma CR-V, que os rendeu o título de "Melhor hardware" no evento HackIllinois em 2016. Para tanto foi preciso capturar, identificar e processar os dados ODB daquele carro. Foram utilizadas as aplicações do conjunto de ferramentas can-utils.

Segundo eles a parte mais difícil dos controles foi a parte do volante, pois o emulador esperava somente dois controles, esquerda e direita. Os dados recebidos pelo volante mostram sua distância do centro. A variação foi resolvida fazendo algo que já fazíamos nos controles, não pressionando o botão continuamente, quanto mais o volante vira maior é o tempo que o botão fica pressionado.

Abaixo o vídeo da CRV:



E o vídeo do Chevolet Volt de seu pai com a adaptação:



Fonte e mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário