terça-feira, 9 de maio de 2017

Raspberry Pi e seus problemas de oxidação

raspberry pi oxidação
Conector TRRS do Raspberry Pi 3 oxidando

Em geral a construção do Raspberry Pi é sinônimo de qualidade, mesmo sendo um produto de baixo custo. Isso vai desde PCB à pinos (ambos ENIG), conectores e soldas (o processo é bem feito mas a solda é leadfree) mas claro que há algumas exceções.

Talvez a mais visível pelo usuário é a oxidação acelerada do conector TRRS. Inserido na época do Raspberry Pi B+, a proteção contra oxidação desse conector é longe de ser ideal.

Em pouco tempo (meses) ele pode vir a escurecer. Claro que isso irá depender da umidade de local (que aqui é um pouco elevada), exposição da placa, etc.

raspberry pi oxidação
Oxidação do TRRS, Raspberry Pi 3 Modelo B

Veja por exemplo esse Raspberry Pi 2 Modelo B abaixo, a placa com conector mais oxidado que tenho aqui:

raspberry pi oxidação
Raspberry Pi 2 com conector TRRS oxidado

Raspberry Pi Modelo B+ já não tem tanta oxidação, embora ele pouco seja usado nos dias de hoje.

raspberry pi oxidação

O Raspberry Pi Modelo A+ é o que está em melhor estado nessa parte, embora tenha uma levíssima oxidação. É o modelo menos usado.

raspberry pi oxidação

Com um conector já propenso a isso, colocar os dedos sobre ele deve acelerar ainda mais a oxidação, já que nossa pele irá depositar sais sobre o mesmo, por tanto evite.

Outro detalhe que percebi é que a antena do Raspberry Pi 3 também tem uma oxidação acelerada, veja a cor, a antena originalmente é bem mais clara.

raspberry pi oxidação


Conclusão


Isso não parece ter a ver com a procedência da fábrica já que embora meu Raspberry Pi 3 seja Made In PRC (China) o Raspberry Pi 2 com problema pior é Made In Uk com a mesma qualidade dos conectores.

Se seu Raspberry Pi está assim, saiba então que é "normal", você não foi premiado.

E sua placa como está?

Referência adicional: https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=63&t=110859&p=761042

2 comentários:

  1. Se você tem o equipamento, mas você não dinheiro, então recomendo que você tente começar a fazer apostas desportivas, e para lá ganhar, então aprenda a analisar o sucesso da equipe, que faz a aposta, você pode encontrá-lo aqui: https://fscore.br.com

    ResponderExcluir
  2. Hvis du virkelig ønsker at finde en god løsning på penisproblemer, anbefaler jeg bare, at du prøver at gøre opmærksom på dette 11ebsted klikke, her, da det var her, jeg formåede at løse penisproblemer. Spild ikke dyrebar tid, hjælp dig selv og din kæreste til at blive lykkeligere i sengen

    ResponderExcluir