quinta-feira, 11 de maio de 2017

Computadores japoneses antigos voltarão em escala 1/4 e adivinha o que irá equipar eles?

MZ-80C
MZ-80C original e 4 protótipos em 1/4

Ao menos 3 modelos de computadores antigos estão prestes a voltar em escala 1/4, o PC-8001, FM-7 e MZ-80C.

A empresa responsável é a HAL Laboratory Inc. com 36 anos de mercado. Ela atua no desenvolvimento de jogos para diversos consoles da Nintendo (embora tenha começado com o MSX). Um exemplo de jogo famoso desenvolvido por eles: Pokémon Stadium.

A ideia é criar réplicas quase fiéis em escala 1/4 desses antigos computadores, até aí nada de novidade, coisa que já fazem com outros mas há algumas diferenças. Como empresa séria que é, ela tem conversado com os fabricantes originais para evitar problemas. Outro detalhe é que estão a procura de autores de diversos jogos originais que rodaram nos equipamentos para inserir eles no conjunto.

Embora tenham alguns protótipos, eles estão focando primeiramente no MZ-80C que ilustra a capa desse post. Inicialmente algumas partes eram feitas em uma impressora 3D, mas atualmente elas são fresadas em uma CNC com todo tipo de acabamento posterior (incluindo a pintura).

MZ-80C com raspberry pi
Protótipo do MZ-80C em escala 1/4

O modelo (ao menos o atual) é equipado com um Raspberry Pi A+.

Inicialmente a ideia era utilizar um Raspberry Pi Zero mas houve a dificuldade em comprar esse modelo em larga escala.

O teclado não é pressionável, segundo Mitsuhara reproduzir essa funcionalidade elevaria a dificuldade de produção em 3 vezes.

Ao iniciar o equipamento, um emulador irá inicializar em conjunto do SmileBASIC (uma versão da linguagem BASIC). Os criadores até queriam utilizar a versão do BASIC feito pela Sharp, entretanto viram que não seria possível devido a diversos motivos.

Há conexões que o usuário terá que fornecer, como fonte, teclado e embora alguns protótipos ali mostrem uma tela, pelo que eu entendi será necessário um monitor externo HDMI. Pelo que está no site oficial será possível abrir o compartimento de fita e uma miniatura dela será inclusa.

Fora a dificuldade com os direitos, há também a de achar os autores originais dos games (alguns talvez possam até ter falecido?!) para conversar sobre os direitos e trazê-los ao equipamento. Há casos em que os direitos inclusive passaram para outras empresas.


MZ-80C com raspberry pi
Jogo ZEPLIS


MZ-80C com raspberry pi
Protótipo do MZ-80C em escala 1/4

Vejam também a diferença de escala dos outros modelos:

FM-7
FM-7


PC-8001
PC-8001

Acredito que deu para perceber que não se trata somente de colocar um Raspberry Pi dentro de um case parecido com o equipamento original, há todo um processo para lançar o produto comercial na legalidade.

Segundo comentários, há a possibilidade de trazer outros modelos futuramente além dos três citados.

A própria Sharp tweetou sobre o assunto: https://twitter.com/SHARP_JP/status/862480767359766528

O valor dessa versão MZ-80C é de 19800 ienes (R$545,81) como pré venda. Com reservas sendo iniciadas em 1 de junho de 2017 e data de lançamento para outubro.

A loja responsável pelas reservas será a Akihabara-beep especializada em retro computação e retro game.

Fontes:

Um comentário: